01/04/20 |   Comunicação  Geotecnologia

Mapas mostram a distribuição geoespacial dos casos de coronavírus no Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Acre

Embrapa Acre - Até o dia 31 de março, o Acre registrou 42 casos positivos para o Covid-19

Até o dia 31 de março, o Acre registrou 42 casos positivos para o Covid-19

Um boletim divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informa sobre o avanço do coronavírus (Covid-19) no estado. Além de dados atualizados, como o número de casos notificados e confirmações, a publicação traz ainda a distribuição geoespacial dos casos positivos para o vírus por meio de mapas elaborados pela Embrapa Acre. O instrumento possibilita acompanhar a evolução das ocorrências e traçar medidas preventivas nos diversos bairros de Rio Branco.

Segundo o Boletim Nº 11, até o dia 31 de março, o Acre registrou 42 casos confirmados: 34 em Rio Branco, sete em Acrelândia e um em Porto Acre. Em Rio Branco, 63,4% (21) são do sexo masculino e 36,6% (13), do sexo feminino. Quanto à faixa etária, a maior proporção de casos encontra-se entre 30  49 anos para o sexo masculino e 30 a 39 anos para o sexo feminino.

Através das informações coletadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica, pesquisadores da Embrapa Acre elaboram um banco de dados geográficos que informa o número do caso confirmado com a espacialização do município onde foi registrado. Se ocorreu em Rio Branco destaca ainda o bairro correspondente.

“Essa planilha é então vinculada ao mapa de bairros da cidade de Rio Branco e dos municípios do estado. Desta forma, construímos diariamente um mapa com escala de cor com a distribuição dos casos por bairro e por cidade”, explica Eufran do Amaral, chefe-geral da Embrapa Acre.

 

 

A partir dos mapas gerados pela Embrapa, é possível observar que, dos 34 casos confirmados em Rio Branco, a maioria está na região central da cidade: 41,2% casos estão concentrados nos bairros Morada do Sol, Bosque e Manoel Julião. Há registros ainda de casos isolados em outros 20 bairros da capital.

Com essa ferramenta, é possível acompanhar a evolução geoespacial das ocorrências e definir estratégias para evitar a contaminação comunitária pelo coronavírus. “Com os mapas, a Sesacre pode agir com o enfoque territorial estratégico do monitoramento, podendo prever os vetores de contágio e tomar medidas espaciais adequadas para o controle se os casos estiverem concentrados em determinada região”, avalia Eufran do Amaral.

Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3250

Colaboração: Bleno Caleb
Embrapa Acre

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

geoprocessamentomapascoronavirussaudeespacializacao