04/09/15 |   Produção vegetal

Destruição de restos culturais do algodoeiro reduz a pressão de pragas e os custos de produção

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Levi Ker/Staff Brasil

Levi Ker/Staff Brasil - O pesquisador da Embrapa Algodão, Valdinei Sofiatti, apresentou palestra sobre Processos de destruição mecânica das soqueiras de algodão

O pesquisador da Embrapa Algodão, Valdinei Sofiatti, apresentou palestra sobre Processos de destruição mecânica das soqueiras de algodão

Uma das questões que mais tem preocupado os cotonicultores atualmente é como destruir os restos culturais do algodoeiro, a chamada soqueira, para evitar a proliferação de doenças e pragas, e assim reduzir os custos com defensivos agrícolas. Por se tratar de uma cultura perene, após a colheita, o algodoeiro continua se desenvolvendo no campo e servindo de alimento para diversas pragas como lagartas, pulgão, percevejo e principalmente o bicudo, que tem causado uma perda anual estimada de R$ 1,7 bilhão.

Durante mesa redonda sobre a "Avaliação de diferentes métodos de destruição de restos culturais para variedades transgênicas e convencionais", no Congresso Brasileiro do Algodão, pesquisadores, consultores e representantes de empresas produtoras de organismos geneticamente modificados foram unânimes ao afirmar que a medida é fundamental para reduzir a pressão de pragas sobres os cultivos seguintes e, consequentemente, os custos de produção.

Os métodos hoje utilizados para destruir os restos da cultura são a destruição química, a mecânica e a combinação entre as duas técnicas. "Com a crescente adoção de cultivares transgênicas resistentes ao glifosato, ficou mais difícil para o produtor realizar o controle químico, pois as plantas remanescentes no campo não são controladas com o glifosato por isso, o ideal é combinar as duas técnicas", recomendou o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, pesquisador Valdinei Sofiatti.

 

O pesquisador destacou que experimentos realizados com a combinação dos dois métodos para destruição de algodão transgênico resistente ao gliofosato controlaram quase 100% da soqueira, enquanto utilizando-se apenas o método químico, o controle ficou abaixo de 90%, mesmo com duas aplicações de herbicida.

Segundo ele, o produtor tende a optar pela destruição química pela praticidade. "Mas é preciso destruir totalmente os restos das plantas e hoje existem equipamentos que realizam essa destruição com uma facilidade enorme."

 

 

Sofiatti também chamou a atenção para a questão dos custos de destruição da soqueira. "O produtor pode pensar que a destruição mecânica é mais cara, mas comparando-se os custos dos dois métodos, a mecânica é até mais barata que a química, e a combinação dos dois métodos fica a um custo equivalente", disse.  


O pesquisador do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Edson Andrade Junior, informou que hoje, em Mato Grosso, o método químico ainda é o mais utilizado, por cerca de 80% dos produtores. "Os herbicidas 2,4-D com glifosato eram o tratamento padrão das propriedades. Porém, com o advento das cultivares transgênicas resistentes ao glifosato perdeu-se um agente, que é o glifosato, por não ter ação nessas variedades", afirmou.

Conforme o pesquisador, nos ensaios os melhores resultados são quando se faz a combinação dos métodos de destruição e são feitas duas aplicações de herbicidas, uma logo após a roçagem (que facilita a absorção do produto) e outra após a rebrota, de 20 a 25 dias após a primeira aplicação, quando a planta atinge cerca de 10 cm de comprimento.

O consultor técnico Wanderley Oishi, da Quality Cotton Consultoria Agronômica, observou que uma das dificuldades que o produtor tem para atingir 100% do controle é em razão da baixa umidade do solo, pois o algodão é cultivado em safrinha. "Uma coisa muito importante é avaliar qual é o tamanho da rebrota para fazer o controle: rebrotas novas, conseguem absorver bem o produto; quando o controle é mais tardio e o solo tem menos umidade é mais difícil", orientou.




 

 

Edna Santos (MTB-CE 01700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83)3182-4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

algodaobicudopragas-do-algodaocbasoqueira