02/03/20 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa participa do primeiro Festival do Suco de Uva da Serra Gaúcha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rodrigo Monteiro

Rodrigo Monteiro - Professor Firmino Splendor apreciou os diferentes sucos

Professor Firmino Splendor apreciou os diferentes sucos

No último domingo (1º), o suco de uva foi o astro no evento realizado em Bento Gonçalves (RS). Na Via del Vino, principal rua do centro, a tarde de sol atraiu muitas pessoas que circularam entre as atrações do 1º Festival Municipal do Suco de Uva. Buscando aproximação com o público local, a Embrapa Uva e Vinho apresentou tecnologias para o processamento da uva.

As cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético 'Uvas do Brasil', liderado pela Unidade, e o suquificador integral contribuem para diversificação e agregação de valor à vitivinicultura, com destaque para as cultivares BRS Magna, BRS Carmem, BRS Violeta e Isabel precoce, que trazem incrementos de cor, sabor, açúcar e produtividade, sendo ótimas opções aos produtores e vinícolas.

Durante a tarde, os visitantes que foram até o estande da Embrapa degustaram sucos varietais elaborados com essas cultivares e se informaram sobre a importância do desenvolvimento de uvas brasileiras, inclusive com benefícios para o consumidor.

Para Priscila Bordin, professora de contabilidade da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, o primeiro “Dia do Suco de Uva” foi um movimento muito interessante pra estimular as pessoas de Bento em relação ao turismo e à cultura italiana, que é o forte do município. Após degustar os sucos da Embrapa, ela destacou a importância da pesquisa, por abrir novas possibilidades e mercados para o segmento da viticultura, sendo motivo de orgulho para a região contar com a Embrapa. E completou opinando que o suco da BRS Carmem é "uma delícia". "Adoraria comprar especificamente esse suco que eu provei aqui, porque é muito diferente dos que encontramos no mercado em relação a sabor e aroma”.

Quem também quis conhecer um pouco mais sobre as tecnologias da Embrapa foi o enólogo e professor Firmino Splendor, ícone da vitivinicultura da Serra Gaúcha. Para ele, “dentre as quatro amostras, o suco de BRS Carmem se destacou, seguido da BRS Magna, Bordô e Isabel”. Atualmente, com todos os resultados de pesquisa da Embrapa, eu creio que o suco de uva só tende a progredir, com a diversificação na matriz produtiva, permitindo mais blends (cortes de diferentes variedades) nas vinícolas, contribuindo com a expansão de públicos, inclusive para os mais jovens. Parabéns pelo trabalho", finalizou Splendor, entusiasta da história da vitivinicultura.

Para o secretário de Desenvolvimento da Agricultura de Bento Gonçalves, Dorval Brandelli, o suco de uva é uma bebida autêntica do Brasil, cujas características podem ser melhoradas com a utilização das uvas BRS. Opinião semelhante tem um dos idealizadores do evento, o vereador Edson Biasi, para quem a presença da Embrapa contribuiu para o fortalecimento do Suco de Uva.

Além da presença da Embrapa, a Via Del Vino recebeu apresentações e atividades artísticas e lúdicas, agroindústrias comercializando produtos da agricultura familiar, instituições ligadas ao setor vitivinícola e serviços da Prefeitura de Bento Gonçalves, como a Unidade Móvel da Saúde.

O Dia Regional do Suco de Uva foi instituído por meio de uma proposição do vereador Edson Biasi e a comemoração já está no calendário oficial de Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Garibaldi. O evento é promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, com o objetivo de estimular ações de promoção da bebida, informando sobre os benefícios à saúde, promovendo o turismo e fortalecendo a economia.

Motivos para celebrar

O suco de uva brasileiro é único no mundo. Sua cor, aroma e sabor vêm conquistando a cada dia mais consumidores, pois além das propriedades nutritivas, promove benefícios à saúde que vão desde a prevenção de doenças cardiovasculares até a melhora na cognição, sendo um excelente alimento. Conforme a biomédica Caroline Dani, o suco de uva não tem nenhuma contraindicação e seus benefícios são para todos.

Saboroso e saudável, o produto tem ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros e dos estrangeiros, como comprovam as estatísticas do setor. Segundo dados publicados pela pesquisadora Loiva Ribeiro de Mello, em 2018 foram comercializados 140,5 milhões de litros de suco de uva integral produzidos no Rio Grande do Sul. O valor total da comercialização em 2018 foi de R$ 258,33 milhões, incluindo integral, néctar, reconstituído e outros. Vale ressaltar que o suco integral ou natural é aquele elaborado com 100% da fruta, sem adição de água ou açúcar.

Silvana Buriol, Viviane Zanella e Rodrigo Monteiro (MTB 14400)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 5434558084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

suco-de-uvadia-do-sucofestival-do-suco-de-uva