13/04/20 |   Biodiversidade  Produção vegetal

Dicas de leitura – Estudo mostra contribuição das abelhas para a formação de frutos sadios na cultura do morango

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Divulgação

Divulgação

Uma publicação da Embrapa, “A polinização como fator de produção na cultura do morango” demonstra a importância das abelhas na formação e qualidade dos frutos. A cultura é presente em vários municípios brasileiros e tem importância socioeconômica, pois é uma boa opção de diversificação da produção dos agricultores e ainda garante renda durante boa parte do ano.

No morangueiro somente os insetos são capazes de realizar a polinização cruzada (entre plantas). As abelhas são os principais polinizadores do morangueiro, devido ao seu comportamento na flor, frequência e constância de visita, que resulta em uma distribuição ampla e uniforme do pólen, produzindo frutos com mais qualidade.

A polinização por abelhas é um fator de produção na cultura do morangueiro e alguns pontos devem ser considerados para garantir produtividade e qualidade nas lavouras. Conhecer os fatores que determinam a dependência das cultivares a esse tipo de polinização, saber identificar a deficiência de polinização, aplicar práticas culturais e, por último, gerir a propriedade de forma que favoreça a presença desses insetos na lavoura é de grande importância.

O que os pesquisadores destacam no estudo é que os morangos polinizados por abelhas são mais pesados (possuem maior massa), apresentam menos deformações e uma coloração vermelha mais intensa, atingem melhor classificação comercial e são mais firmes, com maior vida útil na prateleira. Isso ocorre porque com a visita abundante e frequente das abelhas, as flores do morangueiro são completamente polinizadas.


Para saber mais sobre o papel desses insetos notáveis, clique aqui

Marcos Vicente (MTB 19.027 MG)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

morangopolinizacaoabelhas