09/09/15 |   Transferência de Tecnologia

Maués sedia Dia de Campo sobre cultura da bananeira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Síglia Souza

Síglia Souza - Banana tem importância socioeconômica e é uma das frutas preferidas do brasileiro

Banana tem importância socioeconômica e é uma das frutas preferidas do brasileiro

O município de Maués, no interior do Amazonas, sedia neste sábado, 12 de setembro, o Dia de Campo intitulado A cultura da bananeira: tratos culturais, colheita, pós-colheita e uso da banana na alimentação. O evento, que acontece na comunidade Rio Paricá, no sítio Boas Vindas, de propriedade do agricultor Adeilson Gomes, é uma promoção da Embrapa Amazônia Ocidental e Prefeitura de Maués.

No sítio Boas Vindas foi instalada uma Unidade Demonstrativa (UD) com o plantio da cultivar de banana BRS Prata Caprichosa que, além de mais produtiva, é resistente à sigatoka-negra, sigatoka-amarela e mal-do-panamá, alguns dos principais problemas que afetam a cultura. Na UD, também foram realizadas todas as práticas recomendadas pela Embrapa para o cultivo da bananeira.

Conforme o supervisor do Campo Experimental da Embrapa em Maués e um dos coordenadores do evento, José de Ribamar Cavalcante Ribeiro, os resultados da UD têm animado os agricultores. "O resultado está sendo excelente, e até por isso queremos mostrar para toda a classe produtora como o uso de tecnologias e as boas práticas de produção são importantes para potencializar a produtividade da banana. Os produtores plantavam antes do jeito deles e, agora, com o uso de tecnologias e da cultivar BRS Caprichosa, a produtividade está quatro vezes maior. As plantas estão com um rendimento maior de cacho e os frutos estão melhores apresentados", destacou.

O Dia de Campo A cultura da bananeira: tratos culturais, colheita, pós-colheita e uso da banana na alimentação conta com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/Maués).  

São instrutores do evento a técnica da Embrapa Amazônia Ocidental, Maria William Cardoso Néo, a extensionista do Idam, Rosilda Bentes, e os pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira, que também é um dos coordenadores do Dia de Campo.

Projeto
A Unidade Demonstrativa com as boas práticas para a cultura da bananeira que foi implantada na propriedade do agricultor Adeílson Gomes integra um projeto de diversificação da agricultura de Maués, que estava basicamente focada na cultura do guaranazeiro.

Programação do Dia de Campo
8h – Recepção e credenciamento;
8h30min – Abertura e apresentação dos participantes;
8h45min – Visita às estações;
Estação I: Técnicas culturais na cultura da bananeira, sob responsabilidade do pesquisador Luadir Gasparotto;
Estação II: Colheita e pós-colheita da banana, sob responsabilidade do pesquisador José Clério Rezende Pereira;
Estação III: Diferentes formas de utilização da banana na culinária Amazônica, sob responsabilidade das técnicas Maria William Cardoso Néo e Rosilda Bentes;
13h – Encerramento;

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/