14/06/20 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisa agropecuária avança nos 45 anos da Embrapa Meio-Norte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eugênia Ribeiro

Eugênia Ribeiro - A pesquisa com feijão-caupi é um dos destaques da Embrapa Meio-Norte.

A pesquisa com feijão-caupi é um dos destaques da Embrapa Meio-Norte.

Os 45 anos da Embrapa Meio-Norte serão comemorados nesta segunda-feira 15,  a partir das 10 horas, com transmissão ao vivo pelo o YouTube (https://youtu.be/Zgn2E4y_xml). O chefe-geral da Unidade, Luiz Fernando Leite, abre a  solenidade. Em seguida, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, fala da importância desses 45 anos no desenvolvimento de pesquisas que mudaram a agropecuária da região. Instalada no bairro Buenos Aires, na zona norte de Teresina, a Unidade foi criada pela Deliberação 028/75, de 13 de junho de 1975. Hoje, a instituição disponibiliza dezenas de ativos tecnológicos para a região e executa 14 projetos de pesquisa.

O roteiro do evento prevê ainda 21 pronunciamentos de autoridades do Executivo do Piauí e Maranhão, do Legislativo nacional, de chefes gerais de Unidades da Embrapa, de reitores de Universidades e de empreendedores rurais. Pela ordem, falarão no primeiro bloco: governador Wellington Dias, Secretário de Agricultura do Maranhão, Sérgio Delmiro, senador Elmano Ferrer, José  Arimatéia Dantas (reitor da UFPI), Paulo Henrique Lima (reitor do IFPI), Nouga Cardoso Batista (reitora da UESPI),Vitor Barbosa, empresário maranhense, Adérito Nhafure Dique, agricultor em Moçambique, Benedito Mendes e Francisco Flávio, agricultores em Oeiras, Miguel Italo Cavalcante, empresário em Teresina, Valdiléia Moura, empreendedora em Oeiras e José dos Santos de Moura, diretor-geral do IFPI no município de José de Freitas, no Piauí.

No segundo momento falarão os seguintes chefes gerais de Unidades: Marcos Bonfim (Caprinos e Ovinos), Frederico Durães ( Milho e Sorgo), Adriano Venturieri (Amazônia Oriental), Lourdes Cabral (Agroindústria de Alimentos), Rui Machado (Pecuária Sudeste), Pedro Gama (Semiárido), Janice Zanella (Suínos e Aves), Austeclínio Lopes (Agrossilvipastoril) e Elisabeth Correia ( Agrobiologia).

Futuro da produção de alimentos

A programação prossegue na terça-feira 16, a partir das 15 horas, com uma live do pesquisador Luiz Fernando Leite com o tema As transformações no Agro e o futuro da produção de alimentos, do Cerrado à Caatinga. O mediador será o professor Stelio Lima, da Universidade Federal do Piauí, campus do município de Bom Jesus. No dia 17, das 16 às 18 horas, o escalado para falar é o pesquisador Luiz Carlos Guilherme sobre o Sisteminha Embrapa/UFU/Fapemig– alimento na mesa com baixo custo de produção.

As comemorações prosseguem no dia 23, sempre no mesmo horário, e pelo canal da Embrapa no YouTube, com o pesquisador Kaesel Damasceno falando sobre Feijão-caupi e Mungo e o mercado de exportação. Para o dia 24, também das 16 às 18 horas, será a vez da pesquisadora Fábia Pereira fala sobre Oficina hotel de abelhas.

Ainda em junho, a última live, no dia 30, começando às 16 horas, será do analista Anísio Ferreira Neto. O tema é Sistema de produção intensiva de ovinos de corte. Encerrando as comemorações, no dia sete de julho, também às 16 horas, falarão os analistas Robério Sobreira e Marcos Jaco de Almeida Oliveira sobre Raças e linhagens de galinhas caipiras na conservação e utilização de raças.

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: +5586994220098

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

tecnologiainovacaoaniversarioembrapa-meio-norteciencia45-anos