02/07/20 |

GeoMatopiba é destaque em reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Mapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Territorial

Embrapa Territorial -

A plataforma digital GeoMatopiba, desenvolvida pela Embrapa Territorial e lançada em maio, foi apresentada, em 24 de junho, na Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Realizada na modalidade de videoconferência, a reunião abordou vários assuntos, entre eles, cenários e projeções para a safra agrícola 2020/2021, escoamento da produção de soja, milho e farelo de soja, dinâmica da exportação e performance dos portos brasileiros, além da nova tecnologia da unidade. Ela auxilia na tomada de decisão com enfoque principalmente na logística do agro brasileiro.

“Consideramos de grande importância esta plataforma, pois temos carência  de informações sobre o Matopiba. A região é pobre de dados estatísticos, assim como o Estado do Pará, ao passo que outras regiões, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já têm institutos que detêm um volume de informações importantes sobre o agro brasileiro”, afirmou Edeon Vaz Ferreira, presidente da Câmara Temática, que também é diretor-executivo do movimento Pró-Logístico. 

Gustavo Spadotti, especialista da Embrapa Territorial, fez uma demonstração da plataforma, apresentando aos participantes as possibilidades para obtenção de dados a partir da navegação pelos painéis interativos da ferramenta. Esta disponibiliza mapas e dados sobre o Matopiba, uma região de cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas, que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

“O sistema de inteligência territorial com foco no Matopiba com certeza poderá contribuir para tomadas de decisão para a região, principalmente no quesito infraestrutra”, explicou o representante da Embrapa. Ele lembrou que a demanda principal pela ferramenta se deu a partir do Mapa, quando a região estava em fase de definição de delimitações. “Na época fizemos um estudo com base em cinco grandes quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico da região”, destacou. De acordo com Spadotti, trata-se de uma plataforma totalmente interativa, que traz um conjunto de informações a partir dos cinco grandes quadros estabelecidos.  
 

Subsídios a decisões

Com relação à infraestrutura, tema abordado pela reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística, a plataforma apresenta, por exemplo, toda a disponibilidade de transportes, como os terminais portuários, rodovias, ferrovias, hidrovias, ou seja, planos de informação que podem subsidiar a tomada de decisão com foco na logística. Também por meio da plataforma, é possível gerar dados sobre a localização de pivôs centrais de irrigação, estruturas de energia, com hidrelétricas, linhas de transmissão, termoelétricas e também empreendimentos do governo federal.  

A plataforma também traz a produção de grãos na região, com detalhes, como, por exemplo, a produção de soja, em uma dinâmica temporal, bem como a parte de pecuária e extração vegetal. 
Os painéis interativos, por sua vez, têm como foco a produção agropecuária, crédito agropecuário, empregos formais gerados pelo agronegócio e tecnologias e produtos agropecuários da Embrapa para a região. A pesquisa pode ser feita tanto por território, região, estado ou município, com geração de mapas e dados. “Para cada uma das categorias temos condição de quantificar, de acordo com a seleção feita pelo usuário. Todos os dados geram gráficos para facilitar a visualização e mapas para facilitar a espacialização. Também divulgamos os dados brutos para geração de planilhas específicas”, detalha Spadotti. 

Sobre as tecnologias da Embrapa, o sistema aponta quais são as tecnologias disponíveis de acordo com a seleção feita pelo usuário. Como exemplo, o especialista da Embrapa citou a busca por tecnologias referentes à soja, onde é possível verificar quais são aquelas disponíveis para a produção de soja (cultivares, práticas agropecuárias, zoneamentos etc). Também é possível saber quais as entregas já feitas pela Embrapa, na forma de publicações disponíveis para download entre outras. 

Spadotti, durante sua apresentação, acrescentou que o centro de pesquisa está à disposição do setor privado para parcerias em novos trabalhos para o Matopiba e outras regiões. De acordo com o coordenador da participação da Embrapa nas Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa, pesquisador Jefferson Costa, as apresentações da Embrapa nas Câmaras Setoriais fazem parte da rotina dos diálogos, na qual a Empresa, por meio de seus pesquisadores e técnicos, leva as informações sobre programações de pesquisa e os ativos disponíveis para compartilhar com o setor produtivo.  

 

Maria Clara Guaraldo (SIRE/Embrapa) (MTb 5027/MG)
Embrapa Territorial

Com adaptações de Vivian Chies (MTb 43.643/SP)
Embrapa Territorial

Telefone: 19 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

articulacao-politico-institucional