01/09/20 |   Transferência de Tecnologia  Manejo Integrado de Pragas

Pragas de maracujá e aplicativo são abordados pela Embrapa na internet

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - -

-

Nesta quinta-feira (3/9), às 9h, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, transmite, via YouTube, o webinar “AgroPragas Maracujá: Guia de identificação e controle”
As palestras vão abordar os temas “Pragas do Maracujazeiro” e “Aplicativo AgroPragas Maracujá”, que vão ser apresentados respectivamente pelo fitopatologista Hermes Peixoto Santos Filho (pesquisador aposentado) e pelo analista de sistemas Murilo da Silva Crespo, supervisor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). A moderação do evento será feita pelo fitopatologista Francisco Laranjeira, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento.
A primeira palestra vai falar sobre as doenças causadas por fungos, vírus e bactérias e os insetos-pragas que, no Brasil, são os principais fatores que ameaçam a expansão e a produtividade dos pomares de maracujá, sendo que a intensidade dos danos depende das condições climáticas e dos aspectos culturais. Os estados maiores produtores são Bahia, Ceará e Santa Catarina.
A segunda palestra vai ser sobre o AgroPragas, aplicativo para celular que auxilia na identificação e no controle das principais doenças e insetos-praga da cultura. O aplicativo foi desenvolvido pela equipe do NTI, com o conteúdo definido pela Equipe Técnica de Maracujá a partir da publicação impressa “Guia de identificação e controle de pragas na cultura do maracujazeiro”, lançada em 2017. Neste guia, são apresentadas informações básicas sobre as principais doenças, insetos, ácaros e nematoides que acometem a cultura, de modo a facilitar a sua identificação e a constituição de estratégias de controle por meio do uso de métodos de manejo integrado de pragas.
O aplicativo permite ao produtor ou técnico comparar fotos das pragas e sintomas das doenças identificadas no campo com as imagens disponíveis no aplicativo. Outra vantagem é que a tecnologia pode ser acessada off-line, sem necessidade de conexão à internet. Basta o usuário baixar o aplicativo no celular ou em outro dispositivo móvel.


Serviço:
Evento: AgroPragas Maracujá: Guia de identificação e controle
Data: 3/9 às 9h
Palestrantes: Hermes Peixoto e Murilo Crespo
Link direto para o evento: https://youtu.be/SgLZdMOsxjU

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventoaplicativonovas-tecnologiasmaracuja