31/08/20 |

Live retoma debate sobre Sistemas Agroflorestais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Será a segunda live com a tematica “Sistemas Agroflorestais- SAFs: múltiplas contribuição de diferentes segmentos ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS.

Será a segunda live com a tematica “Sistemas Agroflorestais- SAFs: múltiplas contribuição de diferentes segmentos ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS.

A série de lives “Revisitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS na Embrapa” chega a terceira edição e retoma o debate sobre os Sistemas Agroflorestais. O encontro virtual será no dia 8 de setembro, às 15 horas, no canal da Embrapa no Youtube .

Será a segunda live com a temática “Sistemas Agroflorestais- SAFs: contribuição de diferentes segmentos ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS ” e traz como mediadora a pesquisadora Tatiana Deane de Abreu Sá, da Embrapa Amazônia Oriental. Completam a bancada eletrônica, como convidados, Rosiclei do Socorro de Castro Soares, da Associação Bujaruense de Agricultores e Agricultoras (ABAA); Benito Barbosa Calzavara, coordenador de Agronegócio do Banco da Amazônia; Roberta de Fátima Rodrigues Coelho, docente do IFPA Castanhal; e Vicente de Paula Paiva Neto, extensionista Rural da Emater Pará.

Segundo Tatiana Sá, essa segunda etapa da abordagem sobre os SAFs vai focar na relação desse sistema produtivo com os ODS, tanto na perspectiva da atuação da Embrapa Amazônia Oriental, assim como em outros segmentos atuantes no tema.

A pesquisadora lembra que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. que fazem parte da Agenda 2030, integram a chamada para ação contra a pobreza, pela proteção do planeta e para garantir paz, qualidade de vida, igualdade, feita pela Organização das Nações Unidas, ONU.

 

O compromisso brasileiro

O Brasil assumiu compromisso com os ODS por meio de Decreto número 8.892/2016, que criou a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e que estabeleceu que as instituições públicas devem fazer a vinculação entre as metas do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e as metas e indicadores dos ODS. A auditagem dos ODS está a cargo do Tribunal de Contas da União (TCU) com base nos indicadores nacionais estabelecidos.

Para saber mais: https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

Rede ODS Embrapa

A Embrapa acredita que a pesquisa agropecuária nacional é uma forte aliada do Brasil e do Planeta no alcance das metas da Agenda 2030, estabelecida em 2015 pelas Nações Unidas. Ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Empresa tem vinculado sua atuação, de forma direta ou indiretamente, a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para saber mais: https://www.embrapa.br/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/