14/09/20 |   Transferência de Tecnologia  ILPF

Assistentes técnicos de AL participam de capacitação on-line em ILPF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte Bia Ferreira

Arte Bia Ferreira - Evento acontece em meio virtual

Evento acontece em meio virtual

Cerca de 25 assistentes técnicos alagoanos participam, nos dias 15, 22 e 29 de setembro, da capacitação on-line ‘ILPF na Zona da Mata e Agreste de Alagoas’. Idealizado pela Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL), o curso é uma continuação de treinamentos presenciais realizados em 2019, e é coordenado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).

A "Capacitação Continuada de Técnicos em ILPF nas Zonas da Mata e do Agreste – ILPF em Alagoas" é uma iniciativa da Embrapa, do Sebrae e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e conta com a parceria nacional da Associação Rede ILPF e parceria local da Emater/AL, Seagri/AL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DFA/AL), Faeal; Ufal; Ifal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

O treinamento contribui para o objetivo principal de ampliar a área utilizada com sistemas silvipastoris na Zona da Mata e Zona do Agreste de Alagoas. A iniciativa envolve ações em duas frentes - a instalação em campo de áreas demonstrativas das soluções tecnológicas e a capacitação continuada de assessores técnicos, a maioria dos quais ligados à Emater/AL, que atenderão a demandas de produtores para implantação de sistemas integrados adaptados às regiões.

Por conta da pandemia de covid-19, os encontros acontecem em 2020 por meio virtual, na plataforma Conferência Web, mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da qual a Embrapa é membro.

Os três módulos compreendem os componentes florestal (dia 15) e de lavoura e pasto (dias 22 e 29). Compartilham conhecimentos pesquisadores de diversas Unidades da Embrapa – Florestas (Colombo, PR), Agrossilvipastoril (Sinop, MT), Gado de Corte (Campo Grande, MS) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).

“Para ampliar a adoção de sistemas de ILPF no Nordeste, é fundamental reciclar e capacitar de forma contínua assessores e consultores técnicos, para que se tornem efetivos multiplicadores”, afirma o pesquisador Lineu Domit, que foi chefe de Transferência de Tecnologia da nova unidade de Alagoas em 2019 e coordenou a formulação do projeto.

Os técnicos da Emater/AL atuam como responsáveis pelas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) instaladas em campo nos dois territórios alagoanos, e colaboram no planejamento, implantação e manejo do componente arbóreo em sistemas silvipastoris, na arborização depastagens.

 

Sistema
O sistema silvipastoril envolve atividades pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado de árvores e pastagens. São estratégias de uso da terra que visam a sustentabilidade econômica, social e ambiental. 

Nesse sistema, a produção pecuária é beneficiada pela melhoria das condições ambientais, contribuindo para o bem-estar animal. A criação de animais ao ar livre, em uma pastagem adequadamente arborizada, é capaz de contribuir para o sequestro de carbono, para menor emissão de óxido nitroso e para a mitigação da emissão de gás metano pelos ruminantes – gases que são componentes importantes no aquecimento da atmosfera global (efeito estufa). 

Esse tipo de produção integrada também contribui para a proteção do solo contra a erosão, recuperação de pastagens degradadas e ciclagem de nutrientes. Além de diversificar as fontes de renda da propriedade rural, é também uma alternativa para incorporar a produção de madeira ao empreendimento pecuário e obter renda oriunda do componente arbóreo. 

Por envolverem conhecimentos e práticas de diversas áreas da atividade agropecuária, são sistemas que necessitam de planejamento técnico, manejo e adequação às condições de cada local de cultivo e produção.

Programação

15/9 
9h-11h 
Componente Florestal

  • Mudas
  • Correção do solo e adubação
  • Plantio e tratos culturais
  • Tratos fitossanitários iniciais

Palestrantes: Vanderley Porfirio, Marcos Rezende (Embrapa Florestas)

11h-12h
Estudo de caso
: Instalações de URTs em Alagoas e discussões
Palestrantes: Marcos Rezende e Diogo Lobo

22/9 
9h-11h 
Componentes Lavoura e Pasto

  • Integração lavoura/pasto para recuperação em áreas de pastagem degradada
  • Plantio em SPD – Escolha e regulagem dos equipamentos, sementes e fertilizantes, plantio 
  • Manejo e tratos culturais do sistema
  • Colheita da lavoura
  • Manejo da pastagem após colheita da lavoura

Palestrantes: José Henrique Rangel, Samuel Figueiredo, Edson Patto Pacheco (Embrapa Tabuleiros Costeiros)

29/9
9h-11h
Recuperação e manutenção de pastagens com ILPF

Palestrante: Bruno Carneiro E Pedreira (Embrapa Agrosilvopastril)

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/