13/10/20 |   Comunicação

Ações da Embrapa Gado de Leite em prol da pecuária leiteira recebem elogios da CNA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Repercutiu de forma muito positiva a apresentação que Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, fez, na semana passada, a convite da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Com participação de integrantes de todos os estados do Brasil e também dos chefes de P&D, Pedro Arcuri, e TT, Bruno Carvalho, Martins apresentou as ações de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia realizadas pela equipe da Embrapa Gado de Leite.

Fernando Pinheiro, analista técnico econômico da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), elogiou especialmente as soluções na área de inovação, com o desenvolvimento e estímulo de novas tecnologias e melhorias de processos e gestão de propriedades. “É muito grande a importância desse trabalho de promover todo um movimento de mudança cultural no agro. Graças ao que a Embrapa começou a promover há alguns anos, hoje temos diversas cadeias se modernizando e criando ecossistemas de inovação conforme o que foi feito pelo Ideas for Milk”, avaliou.

Outro aspecto apontado por Pinheiro é fato de que este movimento promovido pela Embrapa Gado de Leite tem trazido muita gente jovem ao setor leiteiro. “Isso é fundamental para se proporcionar sustentabilidade para o futuro da de toda a cadeia do leite”, afirmou. Ele também destacou o trabalho de excelência que a Unidade faz em pesquisa de ponta e desenvolvimento, evidenciados na apresentação. “Somos parceiros da Embrapa em muitas atividades, especialmente de capacitação, e conhecemos de perto o trabalho de pesquisa  que muito contribui para o desenvolvimento do setor”, confirmou.

“Ficamos surpresos com o conteúdo da Embrapa ligado às tecnologias e à conectividade. Foi uma ótima apresentação”, disse Ronei Volpi, presidente da Comissão de Pecuária de Leite da CNA. Volpi afirmou que a Embrapa é fundamental para qualificar o plano de competitividade do leite, que a CNA pretende desenvolver e que  deve ser uma iniciativa de toda a cadeia produtiva. “Será um documento para nortear o trabalho da cadeia nos próximos anos. Queremos que todos os membros da Comissão da CNA colaborem com o documento, com sugestões e críticas. No dia 19 de novembro, na reunião da Câmara Setorial do Ministério, apresentaremos uma nova minuta para a ministra Tereza Cristina com propostas do setor lácteo como um todo", detalhou.

Apresentação- Paulo Martins iniciou a apresentação com as soluções digitais entregues à sociedade como o aplicativo E-Score ou via web, como as atividades da rede social temática RepiLeite, a coleção de cartilhas E-Rural, os vídeos disponibilizados no Agrotube e a plataforma de ensino à distância EADLeite. E por falar em capacitação, Martins destacou que só em 2019, foram quase 20 mil pessoas treinadas em 61 eventos presenciais, 27 pela EADLeite, além de 29 eventos técnicos, 39 dias de campo e mais de 400 palestras. Os esforços nesse sentido continuaram durante a pandemia, com 112 lives e webinars trazendo importantes temas à discussão.

O chefe-geral também citou o trabalho realizado pelos cinco núcleos regionais, sediados em todas as regiões do Brasil, em apoio a atividades de pesquisa e transferência de tecnologia. Não ficaram de fora os esforços em desenvolvimento de soluções em inteligência de mercado e para a produção familiar. Os importantes trabalhos de melhoramento genético e seleção genômica das raças Holandesa, Guzerá, Gir e Girolando também foram abordados, assim como os de melhoramento de pastagens, como as pesquisas em torno das forrageiras Azevém, Capiaçu e Kurumi.

Também ganharam destaque na apresentação as soluções para aferição da qualidade do leite, de combate ao carrapato e trabalhos que miram o futuro como os sistemas nanoestruturados de liberação controlada e direcionamento de princípios ativos e a bioeficiência por meio pecuária de precisão, além do envolvimento da equipe da Embrapa no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, junto à UFJF e à Epamig/ILCT.

As mais recentes publicações da Embrapa Gado de Leite foram apresentadas, como também foi discutido o trabalho de fundamentação para política pública de patrimônio cultural de Minas Gerais, visando a caracterização do queijo artesanal de Alagoa (MG), que garante maior rendimento aos produtores de queijo artesanal daquela região. Paulo Martins também fez questão de salientar que a Embrapa não faz a tecnologia sozinha. “A ampla interação da Unidade com os diversos elos da cadeia do leite, que soma mais de uma centena de instituições públicas e privadas,  possibilitam um expressivo número de importantes ações de pesquisa e de transferência de tecnologia, além do movimento Ideas for Milk”, frisou.

A parte final da apresentação foi dedicada ao movimento Ideas for Milk, que em 2019, só com a Caravana 4.0, que divulga as atividades do programa em universidades, instituições públicas e privadas, estimulando a participação na iniciativa, reuniu mais de três mil pessoas, em 49 eventos, em 33 cidades de 11 estados, em todas as regiões. A maratona de programação, Vacathon, reuniu 120 participantes em 20 equipes de 25 instituições de nove estados. Já o desafio de startups envolveu 327 pessoas, 137 empresas e 58 propostas para todos os elos da cadeia do leite. Ano passado, foi instituído, no conjunto de iniciativas do Ideas for Milk, o Troféu Inovação, que premia empresas brasileiras do setor lácteo que estão em consonância com o novo consumidor por adotar tecnologias ou processos inovadores.

 

 

Marcos La Falce
Embrapa Gado de Leite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cna