03/11/20 |   Agroecologia e produção orgânica  Biodiversidade  Pesca e aquicultura  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Estratégias para a produção agroalimentar pautam seminário internacional promovido por Embrapa e Sebrae

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa | Arte: Luciana Fernandes

Arquivo Embrapa | Arte: Luciana Fernandes - Evento vai discutir importância da agricultura para diversos processos alimentares

Evento vai discutir importância da agricultura para diversos processos alimentares

Encontro virtual vai até quinta, 5, e será palco para experiências exitosas de territórios

que produzem alimentos diferenciados para a gastronomia e impulsionam o turismo

 

Começa hoje, a partir das 19 horas, o Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas nesse link. “O período de pré-inscrições foi encerrado, no entanto, aqueles que não conseguiram se inscrever ainda poderão participar do evento através desse novo endereço, informando nome e e-mail”, informa Aluísio Goulart, da comissão organizadora.

Totalmente on-line, o seminário vai reunir especialistas de Portugal, França, Peru e Argentina, além de pesquisadores e lideranças brasileiras do setor. Marcelo Champredonde, do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), que tem palestra agendada para a quarta-feira, 4, a partir das 10h50, deve abordar a necessidade de quebra de paradigmas entre quantidade versus qualidade neste tipo de produção.

“A alimentação, hoje, fica no coração do futuro do mundo. Há, entretanto, um paradoxo incrível, se observarmos, que, na história da humanidade, a gente nunca comeu tão bem, se olharmos a disponibilidade de alimentos e a capacidade de ter acesso aos alimentos e, ao mesmo tempo, nunca comemos tão mal”, diz o presidente da Agropolis Internacional e pesquisador do CIRAD, Patrick Caron. Ele defende que se busquem modelos de “interação construtiva” entre agricultores, distribuidores e consumidores de alimentos, para minimizar os desperdícios e maximizar a eficácia das redes agroalimentares.

Artur Cristóvão, pesquisador, professor e vice-reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal, fará a conferência de abertura, a partir das 19h45. Ele vai expor sobre políticas públicas europeias, como a que protege, nomeadamente, as chamadas Especialidades Tradicionais Garantidas. “Por outro lado, tem havido também uma preocupação de produção da própria agricultura biológica ou agricultura orgânica", diz.


Arte & cultura

Ao todo serão 22 palestras, divididas em quatro painéis, nos turnos da manhã e da tarde. Ao final de cada painel haverá uma rodada de discussão “Nos intervalos, teremos momentos culturais com a performance da atriz Lilia Diniz, que preparou uma série de esquetes com interpretação de textos da poetisa Cora Coralina”, informa  João Roberto Correia, pesquisador da Embrapa Alimentos e Territórios que também está à frente da organização em Maceió. 

Uma outra novidade do evento será a participação das ilustradoras Muriel Duarte e Marina Nicolaiewsky, criando ilustrações e metáforas visuais. “Os cards serão elaborados ao vivo com frases e ilustrações criadas, apresentadas em tempo real aos participantes do evento, a partir das falas dos painelistas do seminário”, explica Duarte.


Parcerias

O evento é uma realização da Embrapa Alimentos e Territórios e do Sebrae Alagoas, com apoio institucional da Fundação Agropolis (França), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Centro de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (França), da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, do Movimento Slow Food e de outras instituições nacionais. 

Dalmo Oliveira (0859 (MTE-PB))
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 988971340

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/