04/11/20 |   Gestão Estratégica

Definição de metas estratégicas é a principal inovação do VII PDE

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A Embrapa é considerada pioneira na elaboração de documentos estratégicos. Desde sua criação, em 1973, produz documentos de planejamento estratégico a partir de estudos sobre o estado da arte da agricultura e da atuação das instituições de pesquisa. Em 1988 a Embrapa passou a adotar um processo sistemático de Planejamento Estratégico (PDE), concretizado nos seus Planos Diretores. Desde então, o PDE foi revisto e atualizado periodicamente, ganhando novas versões em intervalos regulares de tempo. Nesse contexto, esta nova edição do documento conta com uma inovação importante: o estabelecimento de objetivos estratégicos, associados ao cumprimento de metas estratégicas. Ao todo, são 11 objetivos e 29 metas, o que significa, em média, 3 metas por objetivo.

De acordo com a Chefe da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI), Angélica Gomes, esta edição do PDE é um avanço com relação às anteriores: “Há um foco definido, a Embrapa sabe aonde quer chegar e de que forma vai chegar. Há metas e indicadores a elas associados. Isso permite a estruturação dos planejamentos tático e operacional articulados com a estratégia”. Ela destaca a importância do alinhamento destes instrumentos com a governança da empresa: “a Lei das Estatais estabeleceu foco na governança. Com um plano diretor bem definido, sabemos se estamos indo para o rumo certo e é possível fazer o acompanhamento com mais clareza, contribuindo para a qualidade do trabalho e para o alcance das metas”.

O conteúdo do VII PDE

Acesse o PDE:
https://www.embrapa.br/sala-de-imprensa

Para chegar até os objetivos e metas estratégicos, que materializam as principais direcionamentos da Embrapa para os próximos 10 anos (2020-2030), a elaboração do VII passou por diversas etapas que estão refletidas em seu conteúdo. Os diagnósticos, consultas e análises dos ambientes interno e externo, por exemplo, levaram em consideração os desafios atuais e futuros da agricultura brasileira, os quais estão presentes em capítulos como “Agricultura brasileira” e “Agricultura: oportunidades e desafios”. A partir desse diagnóstico, foi possível chegar ao “Posicionamento estratégico” da Empresa, que aborda seu “Contexto de atuação” e “Temas prioritários”. Esse posicionamento, por sua vez, levou ao estabelecimento do slogan do PDE “Inovar para Transformar” e da “Missão, visão e valores” da Embrapa, bem como à definição das principais partes interessadas no trabalho da instituição (Governo, Parceiros, Beneficiários e Instituições Internacionais). Toda a lógica do documento e, consequentemente, da própria atuação da Embrapa, foram organizados com a elaboração de um “Mapa estratégico”, que apresenta a síntese do encadeamento entre os Objetivos Estratégicos e os processos internos, com os respectivos impactos esperados. 

Objetivos e metas estratégicas

Os objetivos e metas estratégicas presentes no VII PDE estão classificados em duas categorias: 1) Objetivos finalísticos, associados ao ecossistema de inovação; e 2) Objetivos de gestão, associados à eficiência organizacional. A primeira categoria contempla 8 Objetivos e 20 metas, enquanto a segunda contempla 3 Objetivos e 9 metas.

Na categoria do ecossistema de inovação estão contemplados os seguintes objetivos:

  1. Gerar soluções tecnológicas e oportunidades de inovação para promover a sustentabilidade e competitividade da agropecuária nacional;
  2. Ampliar a qualificar a base de dados e informações sobre recursos naturais do território nacional;
  3. Gerar conhecimentos e tecnologias que promovam agregação de valor a produtos, processos e serviços oriundos das cadeias agropecuárias e agroindustriais;
  4. Promover e fortalecer PD&I para segurança e defesa zoofitosanitária da cadeia agropecuária;
  5. Desenvolver tecnologias e conhecimentos que contribuam para a bioeconomia;
  6. Gerar e disponibilizar conhecimento, práticas produtivas e alternativas tecnológicas sustentáveis voltadas para o desenvolvimento regional sustentável e inclusão produtiva;
  7. Desenvolver informação, conhecimento e tecnologia para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas; e
  8. Otimizar os sistemas produtivos agropecuários e agroindustriais por meio da automação de processos, agricultura de precisão e digital.

Na categoria de melhoria da gestão e da eficiência organizacional os objetivos estratégicos são os seguintes: 9. Racionalizar o uso de recursos orçamentários e financeiros, buscar sua ampliação e a diversificação de fontes, visando à eficiência operacional e à sustentabilidade institucional; 10. Fortalecer e consolidar a excelência na governança e na gestão institucional e 11. Ampliar a transformação digital da Embrapa, estruturando a tecnologia da informação, a governança e a gestão de dados promovendo a transferência e uso do conhecimento na era digital. Os impactos das ações da Embrapa realizadas a partir dos 11 objetivos estratégicos estão classificados em cinco grandes grupos:  redução de custos, sustentabilidade da agricultura, agregação de valor, aumento da produtividade e inclusão produtiva.

Wilson Corrêa (MTb 121/MS)
Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI)

Roberto Penteado (MTb 220/DF)
Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI)

Jorge Duarte (MTb 2914-DF)
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

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