25/09/15 |   Transferência de Tecnologia

Agropurus: Prefeitura de Sena Madureira e Embrapa assinam Termo de Cooperação Técnica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fabiano Estanislau

Fabiano Estanislau - estande da Embrapa na Agropurus 2015

estande da Embrapa na Agropurus 2015

A quarta edição da Agropurus, feira de negócios e entretenimento de Sena Madureira, teve início nesta quarta-feira (23) e segue até domingo, no Parque de Exposições da cidade, localizado no antigo aeroporto. Um dos destaques do evento é a comemoração dos 111 anos de fundação do município, terceiro mais populoso do estado do Acre e o segundo em extensão territorial. No sábado (26), a prefeitura e a Embrapa assinam Termo de Cooperação Técnica.

Com a formalização da parceria, a Embrapa poderá realizar pesquisas, atividades de transferência de tecnologia e produção de conhecimento para o fortalecimento dos setores agrícola, pecuário, florestal e agroindustrial de Sena Madureira. O período de execução das atividades é de três anos e pode ser prorrogado em comum acordo. "Essa parceria irá contribuir com o uso eficiente da terra, geração de renda, segurança alimentar e conservação ambiental do município. Tais ações vão auxiliar no progresso e na economia de toda a região do Purus", salienta o chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran Amaral.

Estande

Além da assinatura, o público presente no evento poderá ser apresentado às diversas ações que a Embrapa realiza no estado. A empresa conta com um estande na feira, com o solo com tema principal, que possibilita ao visitante conhecer os usos e benefícios do manejo e conservação do solo na atividade produtiva, com destaque para o sistema de plantio direto, os sistemas agroflorestais (SAF´s), a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e pecuária leiteira.

A ONU decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos e espera que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação desta camada da terra em todo o mundo. Dentre as suas diversas funções, o solo responde, direta ou indiretamente, por 95% da produção mundial de alimentos.

Também estarão presentes no estande variedades de bananas prata resistentes à sigatoka-negra (Thap Maeo e Maravilha), desenvolvidas pela Embrapa e recomendadas para o Acre. O conjunto de tecnologias está disponível em forma de paineis temáticos, que apresentam informações detalhadas sobre como os produtores rurais podem utilizar cada sistema para melhorar as atividades agrícolas e pecuárias.

Sena Madureira

A cidade é o polo mais importante da região do Vale do Purus, estado do Acre. Segundo dados de 2014 do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) tem uma população aproximada de 41 mil habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano de 0,603.

As atividades econômicas do município estão baseadas, principalmente, na agricultura, pecuária de corte e piscicultura. Além disso, importantes Unidades de Conservação encontram-se em seus limites: a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, a Floresta Nacional do Macauã, a Floresta Nacional do São Francisco, além do Parque Estadual Chandless e da Floresta Estadual do Antimary.

Fabiano Estanislau (Conrerp 3741/SP)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3250 / 3225

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

termo-de-cooperacaoassinaturasena-madureira