11/03/21 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Revista Campo & Negócios publica artigo sobre cultura do coqueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reprodução

Reprodução - Artigo foi escrito a várias mãos

Artigo foi escrito a várias mãos

A edição de março da Revista Campo & Negócios, Caderno Hortifrúti, traz um extenso artigo na forma de informe técnico sobre a cultura do coqueiro no Brasil. Organizado a partir da extensa produção técnica da equipe de pesquisas com coco da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), o texto aborda todos os aspectos da cultura.

Escrito a várias mãos, o informe discorre sobre toda a cadeia produtiva do coqueiro, desde o preparo do solo e mudas até a pós-colheita e o aproveitamento de resíduos, passando por cenário econômico e produtivo da cultura no mundo e no Brasil, as distinções técnicas entre coqueiro gigante e anão e coco seco e verde, clima adequado, preparo do solo, produção de mudas, adubação, cultivares e melhoramento genético, técnicas de plantio, manejo a tratos culturais, cultivo consorciado e em sistemas integrados, controle de plantas daninhas, doenças e pragas, irrigação, técnicas agregadas como cobertura morta, colheita e pós-colheita e alternativas de aproveitamento de resíduos.

Com organização técnica da pesquisadora Viviane Talamini, supervisora do Núcleo Temático, e organização editorial e textual, além de fotos, do jornalista Saulo Coelho, supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional, o informe técnico contou com a contribuição de pesquisadores da ativa, lotados na Unidade ou transferidos para outras UDs, colegas já aposentados e parceiros de outras instituições.

A Revista Campo & Negócios é uma publicação mensal da AgroComunicação, baseada em Uberlândia, MG. As edições completas da revista estão disponíveis em conteúdo exclusivo para assinantes. Para saber como assinar, acesse revistacampoenegocios.com.br ou entre em contato pelo Whatsapp em +55 (34) 98848-5093.

Por questões de padronização editorial da revista, nem todos os nomes puderam ser incluídos no rol de autores do artigo. Confira abaixo a lista completa.

Autores:
Pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE):
Adenir Teodoro; Aldomário Negrisoli Júnior; Anderson Marafon; Cleso Pacheco; Dulce Warwick; Élio Guzzo; Emiliano Costa; Fernando Cintra; Francisco Elias Ribeiro; Humberto Fontes; Joana Ferreira; Júlio Amorim; Lafayette Sobral; Maria Urbana Nunes; Ronaldo Resende; Viviane Talamini.

Analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros:
Saulo Coelho

Pesquisadores aposentados da Embrapa Tabuleiros Costeiros:
Edson Passos; Manuel Cuenca; Wilson Aragão.

Pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS):
Carlos Martins

Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE):
Fábio Miranda

Pesquisador da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Brasília, DF):
Jefferson Costa

Pesquisador da Embrapa Cocais (São Luís, MA):
Luís Carlos Nogueira

Pesquisadora da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL):
Semíramis Ramos

Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP):
Sérgio Procópio

Pesquisador Visitante do Cirad - La Recherche Agronomique pour le Développement (França):
Michel Dollet

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cococoqueiroartigorevista-campo-e-negocios