19/03/21 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Live debate uso e cobertura da terra na Amazônia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte/NCO

Arte/NCO - Oitava Live da série debate monitoramento de uso e cobertura da terra na Amazônia.

Oitava Live da série debate monitoramento de uso e cobertura da terra na Amazônia.

Como o monitoramento de uso e cobertura da terra na Amazônia pode impactar no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Em torno deste desafio, especialistas se reúnem em debate virtual nesta segunda-feira (22), às 15 horas, no Canal de Youtube da Embrapa, na oitava edição da série de lives Revisitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS na Embrapa.

Participam desse encontro os pesquisadores Adriano Venturieri, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental e Haron Abrahim Magalhães Xaud, pesquisador da Embrapa Roraima, ambos, especialistas em ferramentas de monitoramento de uso e cobertura da terra. Como convidado externo se une ao grupo Cláudio Aparecido Almeida, pesquisador e coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os debates têm o intuito de ampliar a comunicação e a sensibilização interna e externa sobre o cumprimento da Agenda 2030, estabelecida pelas Nações Unidas em 2015, e que, no contexto de pandemia, torna o momento nacional e mundial ainda mais crítico, em várias dimensões, conforme analisa a idealizadora e mediadora das lives, a pesquisadora Tatiana Deane Abreu de Sá.

A pesquisadora atenta que o tema deste novo encontro virtual é um desafio particularmente relevante, em especial para a Embrapa Amazônia Oriental - um centro ecorregional de pesquisa da Amazônia -, ao tratar de sobre a adoção de abordagens metodológicas com potencial de tratar de vários aspectos relevantes ao desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que é capaz de contemplar múltiplos ODS, dentre os 17 estabelecidos.

Debate nacional

A Embrapa buscou, desde o lançamento da Agenda 2030, em 2015, se organizar para contribuir ao cumprimento dos ODS, com iniciativas pioneiras, em particular, via a elaboração de 18 volumes de e-books dedicados aos 17 ODS, e uma publicação síntese, lançados no aniversário da Embrapa, em 26 de abril de 2018.

A partir de 2020, a Rede ODS Embrapa tem buscado formas de retomar o tema no âmbito nacional, de modo mais contundente, promovendo uma série de webinars internos e externo. Tatiana Sá explica que esse esforço busca subsídios para orientar as estratégias adotadas pela Embrapa, no contextos do macroprocesso de inovação, para contemplar ações voltadas ao atingimento dos ODS e com isso incentivar ainda mais a participação das unidades centrais e descentralizadas da Empresa.

Conheça as ações nacionais acessando aqui

Série de lives da Embrapa Amazônia Oriental

A Embrapa Amazônia Oriental iniciou, em junho de 2020, a série de lives “Revisitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS na Embrapa", com o desafio de ampliar a comunicação e a sensibilização interna e externa sobre a Agenda 2030.

Todos os debates realizados estão disponíveis do Canal da Embrapa no Youtube e foram reunidos em uma página temática.

Página temática ODS na Embrapa Amazônia Oriental

Para saber mais sobre o tema

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS

Saiba mais sobre a Rede ODS

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/