22/03/21 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Projeto Barraginhas faz homenagem ao Dia Mundial da Água

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Moacir Matos

Moacir Matos - Barraginhas garantem disponibilidade de água para a agricultura

Barraginhas garantem disponibilidade de água para a agricultura

Uma das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para promover a captação das águas da chuva, controlar a erosão do solo e proporcionar a infiltração das águas das chuvas no terreno é a Barraginha.

As Barraginhas são pequenas bacias escavadas no solo com diâmetro de até 20 metros, tendo de 8 a 10 metros de raio e rampas suaves. São construídas dispersas nas propriedades e têm a função de preservar o solo e promover a recarga dos lençóis freáticos, que abastecem nascentes, córregos e rios.

Para desenvolver e difundir esta tecnologia, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval, da Embrapa Milho e Sorgo, criou o Projeto Barraginhas, durante a década de 1990. Ao longo dos anos, o projeto foi reconhecido e premiado por diversas entidades, como a Fundação Banco do Brasil. O trabalho também recebeu o patrocínio da Petrobras, que financiou a produção do livro “Barraginhas plantando água”.

As barraginhas disseminadas pelo projeto estão presentes no Distrito Federal e em 13 estados: Minas Gerais, Piauí, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

Luciano Cordoval mantém um histórico dos benefícios e do alcance promovidos por este trabalho, no blog do Projeto Barraginhas. No mais recente álbum de fotos, intitulado “22 de março, Dia Mundial da Água: uma homenagem das Barraginhas e dos Cochinhos da Embrapa”, ele conta em detalhes como surgiram as primeiras ideias do Projeto.

“As Barraginhas nascem em Minas Gerais e se espalham pelo País. Estivemos em 15 estados ministrando treinamentos e deixando uma semente plantada. Dois estados, além de Minas Gerais, abraçaram esse projeto fortemente: Tocantins, a partir de 2008, e Espírito Santo, a partir de 2015. Hoje as barraginhas são de domínio público, caminham sozinhas!”, ressalta Cordoval.

Para conhecer o blog das Barraginhas e acessar o álbum, clique no link:

https://projetobarraginhas.blogspot.com/2021/03/22-de-marco-dia-mundial-da-agua-uma.html

Sandra Brito (MTb 06230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Colaboração: Marina Torres (MTb 08577 MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

barraginhasluciano-cordoval