31/03/21 |   Manejo Integrado de Pragas

Pesquisador da Embrapa ministra treinamento em curso da ADERR para emissão de certificado fitossanitário de origem

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gabriela Pelzer

Gabriela Pelzer - Folha com sintoma de cancro-cítrico

Folha com sintoma de cancro-cítrico

Pesquisador, Daniel Schurt, da Embrapa Roraima, ministra treinamento em curso on-line, promovido pela Agencia de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR), para Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) e Inclusão de Pragas.

O curso promovido pela ADERR, tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa e Universidade Estadual de Roraima (UERR). Teve início, dia (23/03), por meio de plataforma Google Meet, se encerrando na quarta-feira 31/03, com objetivo de capacitar 30 engenheiros Agrônomos como responsáveis técnicos para atuarem no trabalho de certificação sanitária de origem de produtos hospedeiros de pragas quarentenárias (mosca da carambola, cancro cítrico e ácaro hindustânico) em todo o Estado. 

No dia 25/0), o pesquisador Daniel Schurt ministrou o curso sobre o tema “Classificação taxonômica, identificação, sintomas e sinais da doença cancro cítrico e como fazer o acondicionamento e transporte das amostras suspeitas". Também foi ministrado conteúdo sobre formas de distribuição da doença, danos causados, prevenção e controle do cancro cítrico”. Na segunda parte do curso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender, de forma on-line, por meio de vídeos curtos, como fazer a "montagem de lâminas, observação da exsudação bacteriana em tecido, isolamento e identificação da bactéria Xanthomonas critri subsp.citri”.

Para o pesquisador Daniel Schurt, o reduzido quadro de responsáveis técnicos para emissão de CFO e CFOC é preocupante no estado de Roraima. O curso de novos responsáveis tem uma a importância fundamental para orientar o produtor e monitorar a produção certificada e de qualidade, atendendo as normativas o Ministério da Agricultura, visto que o cancro-cítrico é uma doença com grande potencial de destruição, o que poderá inviabilizar a produção citrícola no Estado.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

acaro-hindustanico-dos-citroscancro-citricocitros