06/05/21 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Agricultoras familiares do PA Nova Amazônia I recebem selo “Produzido por mulheres rurais”

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Elvis Freitas

Elvis Freitas - Chefe Geral da Embrapa Roraima, Otoniel Duarte fazendo entrega do selo

Chefe Geral da Embrapa Roraima, Otoniel Duarte fazendo entrega do selo "Produzido por Mulheres Rurais"

Embrapa Roraima realizou na última terça-feira (04/05), o lançamento do selo “Produzido por mulheres rurais”. A cerimônia aconteceu na sede da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar do PA Nova Amazônia (ASTRF-PANA), PA Nova Amazônia I, município de Boa Vista (RR).

O evento contou a presença de Otoniel Ribeiro Duarte, chefe geral da Embrapa Roraima, de Edvan Chagas, chefe adjunto de Pesquisa e desenvolvimento da Embrapa (P&D), de Hyana Lima Primo, chefe adjunta de Transferência e Tecnologia (TT),  da deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB-RR), de Aluízio Nascimento, secretário do Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA), de Marlon Buss, secretário adjunto da SEAPA,  de produtoras do PA Nova Amazônia 1, associados da  ASTRF-PANA e demais parceiro do projeto.

O Selo tem como objetivo promover agregação de valor aos produtos comercializados com a participação de mulheres da agricultura familiar, incentivar sua autonomia e contribuir com a discussão de políticas públicas a serem implementadas no Estado.

O evento foi iniciado com o chefe geral da Embrapa Roraima, Otoniel Duarte, ressaltando importância dos trabalhos da Embrapa junto com agricultura familiar no Estado. “Este selo vai caracterizar, agregar valor e reconhecimento do papel da mulher na cadeia produtiva no Estado, com isso aperfeiçoar as ações de planejamento estratégico para melhoria da produção e comercialização rural.”

A Chefe adjunta de transferência e Tecnologia, Hyana Lima Primo, fez uma breve apresentação do projeto e o processo de idealização e desenvolvimento do selo para atender as mulheres produtoras. “Todo o projeto foi pensado como uma ação de política pública para estas mulheres da agricultura familiar como forma de valorizar e reconhecer a importância dessas mulheres nas etapas de produção de alimentos”. Afirmou

O projeto é desenvolvido pela Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima em parceria com o Governo de Roraima por meio da SEAPA que atua com assistência Técnica e da indicação da emenda parlamentar da Deputada Federal, Sheridan Oliveira, (PSDB-RR).

A deputada Shéridan pontuou que este projeto realizado pela Embrapa é uma iniciativa muito sensível, fruto de um trabalho sério. Segundo ela, com incentivo dos principais atores ligados ao desenvolvimento da agricultura, o projeto tem tudo para dar certo. “É muito importante mostrar que por trás do produto que chega à nossa mesa, tem o trabalho de trabalhadoras rurais. Com uma política de Estado para fomentar o trabalho da mulher trabalhadora rural, esta ação tem tudo para ganhar grandes proporções”.

O chefe Geral da Embrapa Roraima, Otoniel Duarte, fez a entrega dos primeiros selos “Produzido por mulheres rurais” para presidente da associação (ASTRF-PANA), Antônia Farias. Para dona Antônia, o selo vai mostrar que todas dificuldades enfrentadas pelas mulheres para realizar seus trabalhos sejam valorizados por quem estar na cidade, “as pessoas vão olhar para aquele produto no mercado e saber que ali tem a mão da mulher produtora. Isso vai melhorar nossa comercialização”. Ressaltou.

 

As produtoras fizeram uma exposição com produtos in natura e industrializados como: legumes, verduras, feijão verde, farinha de mandioca, farinha de batata doce, bolos, geleias, doces e etc. Com o lançamento do selo as associadas da ASTRF-PANA coordenarão o uso dos selos para identificar seus produtos comercializados em feiras e mercados com o selo “Produzido por Mulheres Rurais”.

Atualmente elas comercializam os produtos aos sábados das 7h às 12h, na feira Agroecológica, Av. Carlos Pereira de Melo, bairro Caraná na cidade de Boa vista (RR).

O evento seguiu todas as recomendações de segurança para evitar o contágio da Covid-19. Menos de 25 pessoas participaram da solenidade, todos estavam de máscaras respeitando o distanciamento social e utilizaram álcool em gel.

SELO PRODUZIDO POR MULHERES RURAIS

O selo “Produzido por mulheres rurais”, foi idealizado pela Embrapa Roraima por meio do projeto de transferência e tecnologia, custeado com recurso de emenda parlamentar com indicação da deputada federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR), buscando fortalecer a produção de hortaliças e frutas de agricultores familiares de áreas periurbana e rural do município de Boa Vista.

Foram produzidos 60 mil selos com a identificação “Produzido por mulheres rurais”, uma parte dos selos foram entregues às associadas da ASTRF-PANA para serem utilizados em produtos in natura ou em embalagens, como forma de promover a comercialização dos produtos, valorizar o papel da mulher no meio rural e agregar valor à produção. Outra parte dos selos a Embrapa fará a coordenação da distribuição contando com a participação de mais mulheres, pois este projeto de transferência de Tecnologias ainda encontra-se na fase inicial, sendo um projeto piloto o qual a Embrapa necessita identificar mais mulheres produtoras com perfil para serem contempladas.

Assessoria de Comunicação da Embrapa Roraima
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: (95) 99905-2345

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familiarseloprodutorasproduzidopormulheresrurais