26/05/21 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Embrapa e parceiros realizarão abertura oficial do Polo Cafeeiro do Estado de Roraima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vitória Pinto

Vitória Pinto -

Será lançado nesta sexta-feira, (28/05), em Bonfim, o Polo Cafeeiro de Roraima. A abertura oficial será às 10h, na Fazenda 3S, do produtor Samuh Sampaio, localizada no Km 58 da BR-401, onde está instalada a sede da Associação dos Empreendedores Rurais do Bonfim (AERBON).

Durante a programação, serão plantadas mil mudas de cafés Robustas Amazônicos, dando início à produção do café roraimense, naquele município.

O evento é promovido pela Embrapa Roraima; AERBON; Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Prefeitura de Bonfim.

PROJETO- O Polo Cafeeiro de Roraima, desenvolvido pela Embrapa, teve início com demandas identificadas nos Fóruns Municipais de Agricultura Familiar de Roraima (FAFs). Tem por objetivo promover o desenvolvimento da agricultura familiar com planejamento estratégico, alcançando a sustentabilidade das cadeias alimentares.

A Embrapa Roraima já entregou mil mudas de cafés Robustas Amazônicos em abril deste ano a 22 agricultores associados. A empresa colaborou com a implantação e o desenvolvimento das lavouras, que são acompanhadas de perto por técnicos da Embrapa Roraima, SEAPA e das secretarias de agriculturas municipais.

Todos os produtores passaram por capacitação realizada pela Embrapa Rondônia. Agora, os técnicos vão monitorar o andamento das atividades.

 Preparo das Mudas

Atualmente, a Embrapa Rondônia é referência em pesquisa e transferência de tecnologias para a cafeicultura na região Amazônica.

Suas atividades ocorrem principalmente em Rondônia, Mato Grosso, Amazonas, Acre e agora em Roraima. As pesquisas têm desenvolvido material adaptado para as condições Amazônicas com os cafés Robustas Amazônicos.

A parceria entre as unidades Rondônia e Roraima tornou possível a realização do curso “Sistema de produção de cafés Robustas Amazônicos”, com a capacitação d técnicos em outubro de 2020. A parceria também permitiu a realização de uma visita técnica da equipe da Embrapa Roraima à Rondônia em dezembro de 2020, viabilizando a entrega de 16.000 mil estacas de 10 híbridos, de Rondônia, o que deu origem às mudas para os plantios

Após a visita, técnicos de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima (TT), iniciaram o preparo das estacas para serem plantadas em viveiro adaptado, atendendo a todas as condições necessárias para a produção das mudas.

O plantio será expandido para outras cidades

Outros quatro municípios roraimenses (Uiramutã, Pacaraima, Norte de Normandia e parte do Amajarí - região do Tepequém) também serão atendidos pelo “Polo Cafeeiro”. Porém, nesses locais, serão cultivados cafés do grupo Arábica.

Desde 2019, o município de Pacaraima tem cultivado nove variedades de café Arábica, provenientes da Embrapa Café.

Os produtores dos 11 municípios restantes do Estado já estão sendo selecionados para participarem do projeto conforme o planejamento realizado através dos Fóruns Municipais da Agricultura Familiar de Roraima.

Neste momento, serão instalados quatro jardins clonais para produção de mudas para atender as demandas do Polo Cafeeiro.

O plantio do café é visto como um grande potencial para trazer sustentabilidade aos agricultores, pois, junto com o café serão plantadas outras culturas consorciadas, como: graviola, caju, urucum, pimenta do reino, macaxeira, milho, feijão, abóbora, melancia, melão, amendoim, algodão colorido, abacaxi, batata doce, cana de açúcar, hortaliças e plantas para sombreamento como moringa e leucena.

Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: (95)99905-2345

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/