23/06/21 |   Manejo Integrado de Pragas

Embrapa e Andermatt lançam produto biológico para controle de 100% da lagarta-do-cartucho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Guilherme Viana

Guilherme Viana - Palestrantes durante a live de lançamento

Palestrantes durante a live de lançamento

Logo após o anúncio do Plano Safra 2021/2022, nessa terça-feira, 22, com recursos de R$ 251,22 bilhões para custeio e investimento na agropecuária brasileira e com abrangência ao financiamento da produção de bioinsumos, a Embrapa e o grupo suíço Andermatt Biocontrol lançaram o Spodovir, novo produto biológico 100% eficaz contra a lagarta-do-cartucho. A live de lançamento, realizada na noite da última terça-feira, contou com mais de 1.500 visualizações no canal da Embrapa no YouTube e reuniu representantes da Embrapa e do grupo Andermatt da Suíça, do Canadá e do Brasil.

“A parceria entre a Embrapa e a Andermatt é um dos exemplos que demonstram uma crença genuína nos procedimentos técnico-científicos, legais e industriais para a produção de qualidade de produtos biológicos relevantes e com posicionamento mercadológico. Isso é o que poderíamos caracterizar de meta de impacto no mercado de bioinsumos no Brasil”, comentou Frederico Ozanan Machado Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo. “O lançamento do Spodovir é um momento estratégico para a agricultura brasileira, dentro da busca por sustentabilidade”, reforçou.

Para Daniel Zingg, CEO do grupo Andermatt (Suíça), parcerias com instituições como a Embrapa são estratégicas para o lançamento de produtos desenvolvidos a partir de microrganismos. “Estamos convencidos de que temos uma solução altamente eficaz contra a lagarta-do-cartucho”, disse. Ainda segundo ele, o objetivo do grupo é distribuir o Spodovir em todos os países em que a Spodoptera frugiperda seja problema nas culturas agrícolas. Laura Forbes, gerente de negócios da Andermatt no Canadá, explicou que a produção do Spodovir está a todo vapor na fábrica canadense. “Queremos levar esse produto para todos os agricultores brasileiros, já que ele apresenta um controle excelente da lagarta-do-cartucho”, afirmou.

 

Praga pode reduzir a produção em até 60% no milho

Principal praga da cultura do milho no Brasil, tanto na safra de verão quanto na segunda safra, podendo reduzir a produção em até 60%, a lagarta-do-cartucho ataca mais de 180 culturas, como arroz, trigo, soja, feijão, pastagens e até frutíferas, como a maçã. Presente em todos os continentes, o problema no Brasil é agravado pelo modelo intensivo de produção agrícola, com diversas culturas plantadas em todas as regiões durante todo o ano, provocando a chamada “ponte verde”. “O biodefensivo provoca a perda de apetite nas lagartas, reduz a mobilidade e pode controlar a praga em até 100%”, explicou o pesquisador  Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo, desenvolvedor e responsável pela tecnologia na Empresa.

Segundo ele, os biodefensivos à base de baculovírus têm melhor ação quando as lagartas são pequenas. “O posicionamento do Spodovir no campo é essencial para causar a mortalidade desejada e é dependente da região e do início de ataque da praga”, pondera o pesquisador, frisando que a eficácia de 100% do produto, obtida em experimentos, foi também resultado da aplicação correta dele. Valicente destaca que o Spodovir deve ser ingerido pelos insetos para fazer efeito, por via oral. O produto deve ser aplicado, quando possível, após as 16h, período com menor incidência de raios ultravioletas (UV), que desativam as partículas virais no campo. Outro motivo é que a lagarta-do-cartucho possui hábito noturno, iniciando sua alimentação no início da noite.

Markus Ritter, CEO da Andermatt Biocontrol Brasil, apresentou as principais oportunidades para a adoção do controle biológico na agricultura tropical, como a sustentabilidade econômica e ecológica; o restabelecimento da regulação natural; o fortalecimento do manejo integrado de pragas e do manejo de resistência; a possibilidade de restaurar a biota do solo e a oportunidade de atender a demanda por cultivares convencionais. O custo de uma aplicação do produto por hectare seria de aproximadamente 0,75 saca de milho e de 0,45 saca de soja. O produto Spodovir pode ser adquirido pelo site da empresa: https://andermatt.com.br/ .

 

SERVIÇO:

Produto biológico Spodovir

O que é: Produto biológico à base de baculovírus registrado para o controle da lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda

Onde encontrar: Grupo Andermatt do Brasil, Curitiba-PR

Tels.: (41) 99113-8703 | (41) 99164-7334

E-mail: info@andermatt.com.br

Site: https://andermatt.com.br/

 

Grupo Andermatt

A Andermatt Biocontrol foi criada na Suíça, em 1988, com o objetivo de oferecer alternativas biológicas para a agricultura. Atualmente, o Grupo Andermatt está presente em mais de 60 países, sendo representado por filiais, parceiros ou distribuidores, e conta com portfólio de mais de 30 produtos. Com sede em Curitiba, no Paraná, a Andermatt do Brasil foi criada em 2014. O processo de produção do Spodovir ocorre totalmente no Canadá, em uma das unidades da Andermatt especializadas na produção e formulação de baculovírus.

 

Live de lançamento

A live de lançamento do Spodovir, realizada na noite da última terça-feira, 22, está gravada e pode ser assistida no canal da Embrapa no YouTube: www.youtube.com/watch?v=sKLq1zQPUEM .

 

Guilherme Viana ((MTb MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1905

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

lagarta-do-cartuchobioinsumosspodovirspodoptera-frugiperdabiodefensivo