29/06/21 |   Transferência de Tecnologia

Oídio: principal doença do cajueiro exige manejo preventivo para redução de prejuízos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marlon Valentim

Marlon Valentim - Detalhe do fruto atingido pela doença

Detalhe do fruto atingido pela doença

O oídio do cajueiro é a doença mais importante da cultura, disseminada em todas as áreas produtoras, principalmente na região Nordeste. As perdas na produção de castanha provocadas pela doença podem chegar até a 80%. Além disso, os pedúnculos do caju ficam impróprios para a comercialização como fruta de mesa e até mesmo o aproveitamento industrial é comprometido.

A  prevenção à doença é a melhor estratégia a ser implementada. Os produtores precisam ficar atentos e agir logo que surgirem as novas brotações (panículas), utilizando produtos à base de enxofre, registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para controlar o fungo que provoca a doença.

“Depois que o fungo se instala é muito difícil controlar a doença. Então, é necessário utilizar produtos para proteger as panículas, que são os órgãos mais suscetíveis, que vão gerar os maturis e frutos novos”, explica o pesquisador Marlon Valentim, da Embrapa Agroindústria Tropical.

O pesquisador lembra que o enxofre é permitido em cultivos orgânicos e que para utilizar o produto é necessário o acompanhamento de um engenheiro agrônomo. Marlon Valentim será um dos convidados de uma live sobre o controle do oídio do cajueiro, no próximo dia 30 de junho, às 18 horas, no canal da Embrapa no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vmIO7vWp2bU

Saiba mais:  

O que é o oídio do cajueiro:

Doença provocada pelo fungo Erysiphe quercicola (sinônimo de Pseudoidium anacardii). O fungo ataca predominantemente os tecidos jovens da planta, as inflorescências, pedúnculos e castanhas, provocando o abortamento das flores e deformações, rachaduras e varíolas nos pedúnculos e frutos. Outro sintoma comum é a variegação (presença de zonas com alteração de cor) do pedúnculo. Esse dano é observado em quase todos os clones comerciais acometidos e inviabiliza o caju como fruta de mesa, um importante nicho de mercado do agronegócio.

 

Publicações gratuitas sobre a doença:

Principais doenças do cajueiro: sintomas e controle

Comunicado Técnico 196 – Controle Químico do Oídio do Cajueiro

Prosa Rural: Oídio do cajueiro: melhor manejo é a prevenção

Defensivos registrados no Mapa para a cultura do caju

 

Verônica Freire (MTb 01125/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajuculturacastanha-de-cajuoidio