01/07/21 |

Embrapa faz live para lançamento do Anuário Leite 2021

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

A Embrapa lança na próxima segunda-feira (05 de julho) às 18h, o Anuário Leite 2021. O lançamento será realizado durante live, transmitida no canal da Embrapa no Youtube (https://cutt.ly/liveAnuariodoleite2021) e terá como debatedores Marcelo Carvalho (Ceo Agripoint), Geraldo Borges (Presidente da Abraleite) Paulo Martins (Embrapa Gado de Leite), Bruno Carvalho (Embrapa Gado de Leite) e será mediada pelos jornalistas Altair Albuquerque (Diretor Texto comunicação) e Nelson Rentero (Editor do Anuário).

A publicação é dividida em sete grandes temas, com reportagens e artigos assinados por pesquisadores da instituição: Análise Brasil; Insumos; Produtos lácteos; Biosseguridade; Mercado global; Volumoso; Pesquisa e Inovação. Há ainda duas entrevistas (Glauco Carvalho e Geraldo Borges) e matérias sobre os resultados de um ano do compost barn da Embrapa Gado de Leite e as oportunidades para as empresas lácteas na era do desenvolvimento sustentável. A pandemia e os reflexos na cadeia produtiva estão presentes no Anuário, relatando como estão sendo realizados os cursos, treinamentos e eventos realizados pela instituição.

As reflexões sobre a pandemia estão presentes em boa parte da publicação. Entre elas, estão os novos protocolos de biosseguridade na pesquisa. “A adoção de protocolos de biosseguridade ganhou urgência em tempos de pandemia e deve marcar o modo de fazer pesquisas no campo”, afirmou Pedro Arcuri, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite. Segundo ele, a instituição deve trabalhar em parceria com a iniciativa privada para fazer frente às novas demandas surgidas.

No setor produtivo e no consumo, os efeitos da pandemia também foram impactantes e, segundo Glauco Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, está na hora da cadeia produtiva partir para um modelo sustentável, envolvendo ações voltadas para a rastreabilidade, bem-estar animal, leite de baixo carbono e reciclagem. “O consumidor busca essas informações e a indústria pode utilizá-las como fonte de valor”, diz o pesquisador. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, ratifica, afirmando que o consumidor valoriza cada vez mais as características intangíveis nos lácteos: “O consumidor quer saber quem produz, como é produzido e quais os impactos para o meio ambiente.”

Fechando a edição, há um artigo destacando o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alysson Paolinelli e as razões para que ele seja indicando ao Prêmio Nobel da Paz. Paolinelli é apontado como o principal responsável pelos avanços na agricultura brasileira nas últimas décadas, transformando o Cerrado em região produtiva, criando a Embrapa e fortalecendo a pesquisa agropecuária.

Rubens Neiva (MTb 5445)
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: 32991994757

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapapecuaria-de-leiteanuario-leite