13/08/21 |   Gestão Estratégica

Embrapa Roraima celebra 40 anos de atuação no Estado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Acervo Embrapa

Acervo Embrapa -

Nesta sexta-feira (13/08), a Embrapa Roraima completa 40 anos de atuação no Estado, cumprindo sua missão de viabilizar soluções de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a sustentabilidade, produtividade e crescimento do Agro roraimense.  Para celebrar a data, a Empresa realizará uma live aberta ao público, que será transmitida pelo canal da Embrapa no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=vcvaY_O1sFI), a partir das 15h (16h de Brasília).

O evento contará com depoimentos de autoridades, colaboradores, parceiros, instituições e produtores rurais, que abordarão os impactos sociais e econômicos das tecnologias da Empresa e suas contribuições para a melhoria do setor produtivo roraimense.

A Unidade da Embrapa em Roraima foi criada em 13 de agosto de 1981, e, desde então, vem desenvolvendo inúmeras pesquisas vinculadas às demandas das cadeias produtivas do agronegócio, da agricultura familiar e indígena.

Os esforços de pesquisa da Instituição têm contribuído imensamente com o setor produtivo regional, com trabalhos desenvolvidos para a produção de grãos e fibras, tendo em vista o crescimento de importantes cadeias do Estado, tais como: soja, milho, arroz, algodão e feijão-caupi.

As pesquisas nas áreas de manejo de solos, seleção de cultivares, controle de pragas e doenças, bem como os estudos filotécnicos relacionados ao manejo de sistema de integração, rotação e consórcio, têm proporcionado a indicação de novas tecnologias, potencializando a produtividade e reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Nos últimos três anos, a Unidade esteve à frente de relevantes pesquisas, podendo-se destacar algumas delas:

  • Risco Econômico de Pragas Quarentenárias no Brasil (2019/2020)
  • Melhoramento genético da Castanheira do Brasil para produção de frutos (2020)
  • TERRAMZ: gestão territorial e apoio à construção de políticas públicas em RR e AC (2020)
  • Cultivo processamento e incorporação do camu-camu em sistema de produção de frutas na Amazônia (2019)
  • Quintais sustentáveis (2019)
  • Melhoramento de Pastagens Nativas nos Cerrados de Roraima (2018)
  • Alternativas tecnológicas para o sistema plantio direto na Amazônia (2018)
  • Priorização das 20 principais pragas quarentenárias ausentes para o Brasil (2018)
  • Indicação de cultivares de soja para Roraima (2018)
  • Recomendação das novas variedades de mandioca de indústria para Roraima (2018)

Políticas públicas

A Embrapa Roraima vem intensificando, ao longo dos anos, sua articulação com instituições parceiras, no sentido de apoiar as políticas públicas nacionais e atender demandas propostas pela sociedade.

Um exemplo é a organização e coordenação dos Fóruns de Agricultura Familiar, que reúnem mais de 5 mil produtores familiares em 15 municípios do Estado, promovendo a ampliação do conhecimento, a inclusão participativa e o aumento da capacidade produtiva dos pequenos produtores.

Por meio das demandas prospectadas nos Fóruns, diversas ações foram articuladas, proporcionando a transferência de tecnologias, capacitação de agentes multiplicadores e estabelecimento de projetos de inovação aberta, culminando na criação de três polos produtivos (cacaueiro, cafeeiro e cajueiro).

 

Transferência e Tecnologia

Ao longo desses 40 anos, a Embrapa Roraima contribuiu com o Estado por meio da entrega de uma gama de ativos tecnológicos, especialmente na disponibilização de práticas agropecuárias adaptadas para a realidade local.

Dentre elas, cita-se os sistemas alternativos de cultivo de melancia irrigada para o Cerrado de Roraima, as novas estirpes, inoculantes e tecnologias de inoculação para as culturas de grãos e oleaginosas, e os cultivos alimentares para agricultura familiar. Tudo isso ajuda a ampliar a oferta de alimentos e gerar renda e emprego para quem vive no campo e na cidade.

Além dessas, houve uma grande participação da Embrapa Roraima em pesquisas relativas às pragas quarentenárias. Também foram lançadas cultivares adaptadas aos diferentes ecossistemas de Roraima (savanas, florestas e áreas de transição) como: soja, arroz, melancia, mandioca, milho, variedades de bananas resistentes a doenças, pastagens, leguminosas, etc), tecnologias hoje acessíveis aos produtores.

A Unidade também possui uma atuação voltada à inovação social para a agricultura familiar e comunidades indígenas, transferindo tecnologias de baixo custo e fácil instalação como o Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa-UFU-FAPEMIG), a Fossa Séptica biodigestora; a Produção de mudas de espécies florestais e fruteiras nativas e a compostagem para produção de substrato para mudas.

Outro trabalho importante foi a implantação do Selo “Produzido por Mulheres Rurais”, que valoriza o papel da mulher no campo, com apoio e articulação parlamentar e de outras instituições, contribuindo com políticas públicas.

 

Infraestrutura

Em relação à infraestrutura física e de pessoal, os trabalhos da Embrapa Roraima são desenvolvidos em quatro Campos Experimentais, sendo dois em área de cerrado (Campo Experimental do Água Boa e do Monte Cristo) e dois em área de floresta (Campo Experimental da Serra da Prata e do Confiança). A unidade conta ainda com uma área de várzea destina à estudos com arroz. 

As pesquisas também são realizadas na Sede da Empresa, que possui três casas de vegetação, oito viveiros e 13 laboratórios para análises químicas, físicas e biológicas, estes, inclusive, realizam prestação de serviços ao público externo.

Atividades de P&D e transferência de tecnologia também são desenvolvidas em áreas de produtores rurais por meio de parcerias, seja através de projetos financiados pela Embrapa, com destaque para os projetos de Inovação aberta, ou por captação de recursos de fontes externas, tais como os projetos do Fundo Amazônia/BNDS.

A força de trabalho atualmente é constituída por uma equipe de 96 empregados, sendo: 26 pesquisadores, 23 analistas, 18 técnicos e 29 assistentes.

 

Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/