19/08/21 |   Transferência de Tecnologia

Deputada Federal Shéridan Oliveira faz entrega de veículo para Embrapa Roraima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo - Reunião com a Dep. Federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR) e Chefes adjuntos da Embrapa Roraima

Reunião com a Dep. Federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR) e Chefes adjuntos da Embrapa Roraima

A deputada federal Sheridan Oliveira (PSDB-RR) realizou visita à sede da Embrapa Roraima, em Boa Vista (RR), no dia 10 de agosto com o objetivo de entregar um veículo 4x4, custeado com recursos de emenda parlamentar com indicação da Deputada para o projeto de transferência e Tecnologia, de valorização da “Mulher Rural”.

A parlamentar foi recepcionada pela equipe da Embrapa Roraima, representados pelas chefias adjuntas de transferência e Tecnologia, Hyanameyka Lima-Primo e de Administração, Miguel Amador, bem como pelo pesquisador Edvan Chagas e pela analista de transferência tecnologia, Liliane Barbosa, onde apresentaram os resultados do projeto de valorização da Mulher Rural e também foram discutidas medidas para ampliar o projeto para incluir mais produtoras de diferentes municípios, assim como parceria em outros projetos desenvolvidos pela Embrapa.

O veículo 4×4 irá atender ao projeto para facilitar a entrega de mudas e acompanhamento dos trabalhos com as mulheres produtoras rurais do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I, Boa Vista-RR.  A Embrapa Roraima, por meio da transferência e tecnologias, já entregou 3.500 mudas de bananas com resistência a doenças às produtoras, que já foram implantadas na área das produtoras, com auxílio da assistência técnica da SEAPA e de analistas e técnicos da Embrapa, que já ministraram dois cursos de capacitação para produtores envolvidos no projeto. 

Projeto de Transferência de Tecnologia

O projeto de Transferência de Tecnologia para Agricultura Familiar e valorização do produto da Mulher rural em Boa Vista /RR tem como objetivo promover agregação de valor aos produtos comercializados com a participação de mulheres da agricultura familiar, incentivar sua autonomia, bem como contribuir com a discussão de políticas públicas a serem implementadas no Estado. 

Com recurso de emenda parlamentar com indicação da Deputada o projeto de transferência e Tecnologia, já produziu 60 mil selos com identificação “Produzido por mulheres rurais”, e parte deles já foram entregues às produtoras rurais em maio de 2021. Os selos são utilizados em produtos in natura ou em embalagens, como forma de promover a comercialização dos produtos e valorizar o papel da mulher no meio rural. Novas ações de prospecção estão sendo realizadas para beneficiar mais mulheres rurais com o uso do selo e adoção das tecnologias pelo projeto. 

O projeto visa implantar 10 unidades de referência tecnológica (URT), com cultivos de frutas e hortaliças, promoção da adubação verde, além da implantação de composteiras domésticas para aproveitamento dos resíduos orgânicos de forma sustentável. Outras soluções tecnológicas serão adotadas para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais. 

Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens