13/09/21 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Sudam visita Embrapa Roraima para apresentar ações de Ciência e tecnologia na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo -

A Chefia da Embrapa Roraima recebeu o início do mês (03/09), equipe da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que está percorrendo as nove capitais da Amazônia Legal com objetivo fortalecer a articulação e ouvir demandas em busca de ações que promovam o desenvolvimento da região Amazônica.

A equipe é composta por André Azevedo, diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, Alessandra Santos Lopes, coordenadora-geral de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável, Aline Dias, coordenadora-geral de projetos especiais, Paulo Contente, coordenador-geral e cientifico, Taciane Oliveira, Bióloga e Letícia da Comunicação social.

A comitiva foi recebida pelo chefe-geral Edvan Chagas e pelos chefes-adjuntos de Administração, Miguel Amador, de Transferência de Tecnologia Substituto, Lourenço Cruz, de Pesquisa e Desenvolvimento Substituto, Amaury Bendahan, e pelo pesquisador Vicente Gianluppi e analista de Transferência de Tecnologia Liliane Barbosa e a supervisora dos Laboratórios, Eliane Cunha.

Alessandra Lopes, engenheira química e coordenadora-geral de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável da Sudam, apresentou o Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação que destaca o início da prospecção de linhas de pesquisa para financiamento de projetos que visam fomentar o desenvolvimento social e sustentável.  Além de ações para o desenvolvimento de CT&I na Amazônia e o levantamento de setores estratégicos no estado de Roraima para o Desenvolvimento da Bioeconomia.

Segundo André Azevedo, diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, a aproximação junto aos parceiros estratégicos vai contribuir na elaboração do plano de Ciência e Tecnologia (C&T) da Sudam e contempla elaboração de uma carteira de projetos. “Estamos prospectando junto com Embrapa seus projetos para que possamos, como um órgão articulador e fomentador do desenvolvimento econômico includente sustentável, conseguir patrocinadores externos contribuindo para o desenvolvimento regional”. Ressalta.

Os resultados e ações em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Transferência e Tecnologia da UD foram apresentados pelo chefe-geral Edvan Chagas. A comitiva visitou a Central de Laboratórios e outros setores, a exemplo do Setor de Produção de Mudas da Unidade.

Para Edvan Alves Chagas, a visita da Sudam abre uma nova perspectiva para o estreitamento dos laços e parcerias com o órgão e possibilita mais uma excelente oportunidade para que a Embrapa, juntamente com o apoio da Sudam, possa continuar atendendo as demandas do setor produtivo e de toda a sociedade por meio das políticas públicas que podem ser atendidas pela Embrapa Roraima.

 

Sudam

Sudam é uma autarquia federal com sede em Belém (PA). Atua em mais de 50% do território nacional, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Por meio de políticas públicas, o órgão leva o desenvolvimento para os habitantes da região.

Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: (95)99905-2345

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/