24/09/21 |   Recursos naturais  Convivência com a Seca

Água no cultivo orgânico de algodão é tema de painel na BEFW

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Felipe Macêdo Guimarães | SIPTT/CNPA

Felipe Macêdo Guimarães | SIPTT/CNPA - Aspecto de cultivo em área de Assentamento na Paraíba

Aspecto de cultivo em área de Assentamento na Paraíba

No domingo, 26, o pesquisador Marenilson Batista vai falar de uma experiência que tem vivido nos últimos anos, realizando pesquisas e estando envolvido em diversos processos de desenvolvimento e inovação tecnológica na produção orgânica e agroecológica da cotonicultura no Semiárido do Brasil.

Ele será um dos painelistas dentro da programação preparatória do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), um evento anual que ocorre em São Paulo e promove as boas práticas de sustentabilidade no mercado e indústria da moda brasileira, reunindo conteúdos, desfiles, mercados de venda, exposições e atividades de empreendedorismo. Veja a programação aqui.

Trabalhando há anos com algodão orgânico e seus consórcios agroalimentares, o engenheiro agrônomo e fitotecnista, lidera na Embrapa Algodão (Campina Grande – PB) um grupo de pesquisadores, técnicos e analistas dedicado a esse filão do agro regional. Batista tem demonstrado aos agricultores da região que a cotonicultura orgânica possui condições competitivas favoráveis para geração de renda, mantendo-se viável mesmo com baixos índices de chuvas, condição edafoclimática típica no Semiárido do Nordeste brasileiro.

Diálogo com agricultores

Marenilson dialogoa com agricultor na região do Araripe pernambucano | Foto: Dalmo Oliveira (24/07/19)

Ao longo dos últimos anos a Embrapa Algodão vem difundindo as vantagens da cotonicultura, de base orgânica e familiar, especialmente por se tratar de um produto que tem mercado garantido dentro da própria região Nordeste, que possui parque têxtil instalado, além de ser um produto agrícola praticamente não-perecível. 

Na Paraíba, por exemplo, a produção de algodão orgânico incentivou o grupo Santa Luzia a fomentar, nos últimos anos, esse cultivo nos municípios de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São Bento e São José do Brejo do Cruz, envolvendo, inclusive, comunidades quilombolas, em sistema de agricultura familiar, com uma produtividade média de 1.200 quilos de algodão por hectare. Em 2020, cerca de 180 pessoas foram envolvidas neste tipo de produção.

BEFW

O painel trará também Yasmin Lourenço cofundadora da Yacarantã Agroflorestal. A mediação ficará a cargo da designer, Larissa Duarte da startup Jurema. Realizado desde 20218, o evento é voltado para o setor de moda, com foco no segmento de moda sustentável, mas entende que para mudanças sistêmicas acontecerem, o debate deve envolver todos os setores.

"Conversar sobre o tema água, relacionando os setores agrícola e têxtil e moda, permite aproximar empresas, instituições, mercados, comunidades e pessoas, para discutir um assunto de extrema relevância que é a gestão hídrica", diz Larissa.

Ela ressalta que os convidados do painel irão falar sobre as práticas que realizam e pesquisam ligadas a agrofloresta e agroecologia, abordando soluções para a regeneração do solo e manutenção do ciclo hídrico, retenção de água no solo, pegada hídrica, relevância de projetos envolvendo multi-parceiros e oportunidades para a moda regenerativa. Incluindo perspectivas sobre as espécies que plantam e beneficiam, como as fibras algodão e sisal, além dos alimentos. 

Moda sustentável, moda consciente, moda ecológica, moda regenerativa, moda ética, slow fashion são alguns dos conceitos-motores da BEFW e tentam comunicar o novo momento da moda e as linhas de ação que os principais atores da iniciativa perseguem. 

“A moda é um sistema complexo e seus impactos, assim como suas tendências, influenciam o mundo todo: 10% das emissões globais de gases do efeito estufa são atribuídos a esse setor, um quarto dos produtos químicos produzidos anualmente são usados na produção de tecidos, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis são geradas por ano e 20% da contaminação hídrica é associada à produção de moda, informa o site oficial da Semana.

Os realizadores destacam que o Brasil desenvolveu a maior cadeia produtiva de moda completa do Ocidente, abrigando desde o cultivo da fibra no campo, até a reciclagem do produto. É um negócio que tem um grande potencial para colocar em prática novos modelos, como os fluxos restaurativos e regenerativos propostos pela economia circular.

A Embrapa desenvolveu a primeira cultivar de algodão colorido há 20 anos, com o objetivo de oferecer alternativas de renda para os agricultores do Semiárido, além de contribuir para a preservação ambiental. Já são seis variedades lançadas, com tonalidades que variam do verde aos marrons claro e avermelhado. A cultivar mais adotada pelos produtores é a BRS Rubi, por sua tonalidade mais escura, que é mais demandada pela indústria têxtil.

Dalmo Oliveira (0859 | MTE-PB)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (083) 3218.4361 | 98207.4700

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aguacotonicultura-para-agricultura-familiarbefweco-fashion