05/10/21 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Tabuleiros Costeiros discute parcerias com secretários de Agricultura do Conde e da Bahia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Secr. da Bahia (à dir., de azul) foi recebido por chefes da Unidade

Secr. da Bahia (à dir., de azul) foi recebido por chefes da Unidade

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) recebeu na sexta (1º), pela manhã, a visita de João Flores, secretário da Agricultura de Conde, município do Litoral Norte baiano reconhecido por sua produção de coco. À tarde, a Unidade recebeu João Carlos Oliveira, chefe da pasta da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri).

Os chefes geral, Marcus Cruz, e adjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcelo Fernandes, de Transferência de Tecnologia, Alexandre Nizio, e de Administração, Paulo de Carvalho, receberam os gestores baianos para discutir e articular iniciativas para alavancar o desenvolvimento agropecuário por meio do fortalecimento e da diversificação de culturas e de capacitações técnicas. 

No encontro com o secretário de Conde, foi discutida a demanda por diversificação da produção agrícola, já que o município tem a maior área plantada de coco do país e vem sofrendo com a queda de preços e forte concorrência de produtos internacionais. 

A ideia é viabilizar capacitações e outras ações de transferência para assistentes técnicos não apenas de Conde, mas de forma integrada com as cidades vizinhas, para alavancar a produção, além do coco, de culturas como citros, milho e mandioca. 

"Já vimos participando de programas públicos nesse caminho, como o Reniva (rede de multiplicação de manivas de mandioca no Nordeste), e vamos buscar uma articulação de parceria com os demais municípios para uma ação regional mais robusta", destacou João Flores.

O secretário estadual João Carlos Oliveira, que assumiu a pasta em maio de 2021, realizou uma visita de caráter institucional, de aproximação e discussão de parcerias. O pesquisador Hélio Wilson de Carvalho, que há décadas tem atuado na validação de cultivares e variedades de citros, milho e mandioca para a Bahia e Sergipe, também participou do encontro. 

"A intenção da nossa visita é aproximar as instituições e discutir as melhores formas de atuar em parceria para desenvolver a agricultura baiana, com destaque para a fruticultura em geral, a retomada da produção de cacau, citricultura no nordeste do estado, mandioca, sistemas integrados e outros", ressaltou.

O chefe-geral da Unidade da Embrapa com sede em Aracaju destacou que a atuação em parceria com os governos municipais e estaduais é parte fundamental da missão da empresa, e que as equipes de pesquisa e transferência de tecnologias estarão atentas e operantes no sentido de buscar viabilizar as ações conjuntas.  

A Embrapa Tabuleiros Costeiros também deverá participar, de forma virtual ou presencial, a depender do cenário de pandemia, de eventos setoriais promovidos pelas instituições baianas, além da elaboração de notas técnicas de pesquisa focadas em demandas específicas, como controle de pragas e doenças e zoneamentos agrícolas.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

parceriaprefeiturabahiacondearticulacaogoverno-estadual