06/10/21 |   Manejo de Recursos Hídricos

Cisterna pode ser solução em período de escassez hídrica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Julio Palhares

Julio Palhares - Cisterna

Cisterna

O período de chuvas está começando em várias regiões do país. A captação dessa água contribui para uma atividade pecuária mais sustentável, eficiente e rentável. Para o pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, a cisterna é uma fonte alternativa que pode ser utilizada para diversos usos na propriedade rural. “Em momentos de escassez de água, como esse que estamos vivenciando, ter mais uma fonte de água pode significar passar pela época da seca com maior segurança hídrica”, destaca.

Segundo o pesquisador, a cisterna deve ser planejada e dimensionada de acordo com as características produtivas e econômicas da propriedade. “Agora, início do período chuvoso em algumas regiões, é a hora de implantar a cisterna e começar a captar e utilizar a água da chuva. Na época seca de 2022, ela estará cheia e a propriedade terá essa fonte de água disponível”, explica.

A chuva é uma alternativa para fins potáveis ou não potáveis. Independente do tamanho e da finalidade, esse sistema tem muitos benefícios, como o de não haver cobrança pelo uso, substituição parcial ou integral das fontes superficiais e subterrâneas, a água armazenada pode ser usada para irrigação, limpeza e resfriamento de instalações. Para consumo dos animais e higienização de equipamentos, a qualidade da água deve ser monitorada pelo usuário.

Reduzir a captação de água de fontes naturais tem impactos ambientais e econômicos positivos. Na produção de carne e leite, a água é usada no consumo dos animais, lavagem das instalações e de equipamentos e irrigação. Palhares destaca que a gestão adequada na fazenda colabora para uma atividade agropecuária rentável e, principalmente, ambientalmente responsável. O armazenamento da água da chuva é uma das medidas que contribui para melhorar a eficiência hídrica.

 

Manutenção da cisterna

O produtor rural deve fazer o correto manejo da cisterna, assim ele garante a disponibilidade de água com qualidade. A manutenção é simples: limpeza e monitoramento. Deve-se limpar as instalações de cobertura, calhas e a cisterna. Durante a limpeza, a cisterna deve estar seca e é recomendado usar água e sabão. Acúmulo de resíduos ou lodo devem ser retirados por completo. Também é necessário evitar o acúmulo da água de limpeza.

A recomendação é de que a limpeza da cisterna seja feita anualmente. Frequências superiores podem ser necessárias, dependendo das condições do local e da cisterna. A Embrapa Pecuária Sudeste tem uma publicação que trata do assunto. O documento "Captação de água de chuva e armazenamento em cisterna para uso na produção animal", de autoria de Julio Palhares, discute vários aspectos do sistema de aproveitamento de água da chuva. O material está disponível no site da Embrapa Pecuária Sudeste, em Publicações. Clique aqui para acessar.

Gisele Rosso (Mtb 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aguagestao-da-aguarecursos-hidricoscisternasustentabilidademanejo-da-agua