22/10/21 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Seminário mostra ações de pesquisa no Meio-Norte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivana Aragão

Ivana Aragão -

Uma radiografia das ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) está sendo mostrada em um seminário interno, com apresentações e discussões virtuais, todas as terças-feiras. O evento, coordenado pelo Comitê Técnico Interno (CTI), vai até o dia 23 de novembro próximo, com quatro lives.

O seminário foi aberto na terça-feira 19, pela manhã, com quatro apresentações:  Conservação de Recursos Genéticos de Insetos Polinizadores ( pesquisadora Fábia Pereira ), já concluído; Integração de atividades e viabilidade da pequena e média exploração do cajueiro no Nordeste do Brasil ( pesquisador Francisco José Seixas),  Tecnologias para sistemas de produção integrados na região Meio-Norte do Brasil ( pesquisador Aderson Andrade Junior ) e Cooperação para desenvolvimento de práticas de manejos de corretivos/condicionadores de solo em áreas de abertura para cultivo de grãos no sul piauiense ( pesquisador Henrique Antunes ).

Historicamente, o seminário acontecia no primeiro semestre, para que os pesquisadores apresentassem o planejamento de pesquisa para o restante do ano. “Mas nos últimos dois anos, devido à pandemia da Covid-19, o seminário passou a ser realizado no segundo semestre para que sejam identificados os comprometimentos na programação planejada e, em seguida, fazer as correções de rumo”, justificou o pesquisador Bruno Sousa, secretário-executivo do CTI.

Para os projetos em execução, lembra Sousa, “os líderes estão apresentando o cronograma e o andamento das ações planejadas e resultados previstos para o ano”. Já para os projetos que tenham sido comprometidos em suas atividades, os “líderes apresentarão também alternativas de solução para que não haja comprometimento das ações”. Para os projetos que serão concluídos este ano, o CTI espera um informe dos líderes sobre os ativos gerados e as ações futuras visando a maturidade tecnológica deles.

Programação

Na próxima terça-feira 26, o seminário avança com mais quatro apresentações a partir das 8 horas: Absorção de nutrientes e desenvolvimento de culturas graníferas em sistemas de produção integrados no leste maranhense ( pesquisador Edvaldo Sagrilo), Desenvolvimento de ração a base de grãos proteicos para alimentação e nutrição de galinhas caipiras da região Nordeste do Brasil ( pesquisadora Tânia Maria Leal ), Novos usos para os produtos das abelhas ( pesquiadora Fábia Pereira ) e Como mitigar danos ao bacurizeiro, causados pelas abelhas arapuás, sem recorrer à destruição de seus ninhos ( pesquisadora Patrícia Drumond ). 

As apresentações seguem no dia nove de novembro, a partir das 8:30 horas, com os seguintes projetos:  Estratégias para a sustentabilidade da produção de acerola orgânica irrigada na região Nordeste ( pesquisador Braz Henrique Rodrigues ), Tecnologias e estratégia para uso e manejo eficiente da água de irrigação para fruteiras tropicais no semiárido ( pesquisador Valdemício Sousa ), Conservação "in situ" de Bovideos ( pesquisador Geraldo Magela Carvalho ), já concluído; e Soluções inovadoras para fortalecimento dos sistemas integrados de produção no Meio-Norte do Brasil ( pesquisador Raimundo Bezerra Neto ).

No dia 16, começando no mesmo horário, mais quatro projetos serão apresentados. São eles: Influência das condições climáticas no manejo, produção e sanidade de abelhas Apis melífera ( pesquisadora Maria Teresa Rêgo ), Desenvolvimento de cultivares para o agronegócio do feijão-caupi no Brasil ( pesquisador Maurisrael Rocha ), Feijão-verde minimamente processado ( pesquisador Jorge Hashimoto ) e Manejo do sistema solo-água-planta para o milho na região Meio-Norte do Brasil ( pesquisador Edson Bastos ).

No último dia do seminário – 23 de novembro – começando também às 8:30 horas, as apresentações iniciam com o projeto Desenvolvimento de cultivares de feijão-mungo para o agronegócio das Pulses no Brasil ( pesquisador Kaesel Damasceno ), seguem com Sistema de produção de bacuri e forrageiras em consórcio ( pesquisador Eugênio Emérito Araújo ), Produção de rainhas de abelha Apis mellifera na região semiárida do Brasil ( pesquisadora Fábia Pereira ) e encerram na palestra Avaliação e seleção de linhagens elite para melhoria da produtividade e qualidade de grãos de feijão-caupi e feijão-mungo cultivados na segunda safra ( pesquisador José Ângelo Nogueira ). 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pesquisaseminariocienciatecnologiainovacaoembrapa-meio-norte