30/10/21 |   Biodiversidade  Comunicação  Estudos socioeconômicos e ambientais  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Gestão ambiental e territorial

Produtos agroalimentares têm segunda edição de seminário internacional

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Edição esse ano está marcado para novembro e é uma realização do Sebrae Alagoas numa parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

As oportunidades do Brasil construir mercados para produtos alimentares únicos, como forma de gerar mais renda para pequenos e médios produtores e ainda criar novas possibilidades para varejistas e exportadores, serão abordadas por especialistas e pesquisadores de diversas partes do Brasil e do exterior na segunda edição do Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares, nos dias 18 e 19 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Embrapa. O seminário é uma realização do Sebrae Alagoas, Embrapa Alimentos e Territórios e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

O tema central do seminário é “Mercados Alimentares que Transformam Realidades” e terá desdobramentos em três painéis de debates. No primeiro, intitulado “Mercados Alimentares e Inovação Social”, os pesquisadores convidados pela organização vão discutir como os circuitos de comercialização podem fortalecer a ligação entre produtores e consumidores e, assim, criar vínculos que vão além das relações mercantis, gerando impactos sociais positivos para a sociedade.

No segundo painel, “Construção de diferenciais para transformar realidades”, serão abordados como usar aspectos extrínsecos dos produtos para diferenciá-los, tais como relações com as tradições, a cultura local e a biodiversidade, como forma de gerar mais renda para produtores, varejistas e abrir novas oportunidades de mercado.

O terceiro e último painel traz o tema “Mercados Digitais: construindo novos vínculos entre cidade e campo” e vai mostrar como a transformação digital pode e deve ser uma grande aliada do relacionamento entre esses dois mundos que, até pouco tempo atrás, pareciam muito distantes.

A programação de cada painel tem nomes de destaque no cenário de pesquisas agroalimentares, como Pedro Arraes, diretor do Departamento de Desenvolvimento Comunitário (DATER), da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ele vai falar sobre o Plano de Integração do Assentamento ao Mercado (PIAM).

Outro momento interessante deverá ser a experiência da Sociedade Peruana de Gastronomia (APEGA), que será mostrada por Luis Ginocchio Balcázar, consultor em Sistemas Agroalimentares e Inovação.

A forma como a Suíça coloca em prática a estratégia “Swiss Made” para produtos alimentares também consta da programação e ficará a cargo de uma apresentação de Dieter Bratschi, head-data da empresa Adaptagis.

   

Também está previsto o lançamento do livro "Mercados Alimentares Digitais", organizado pelos pesquisadores Paulo Niederle, Sérgio Schneider e Abel Cassol. A publicação será apresentada durante a abertura do seminário, que vai contar ainda com um debate on-line com o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, e Evair de Melo, deputado federal pelo Espírito Santo. O chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, será o moderador dessa interação. Acesse o livro em PDF aqui.

As inscrições para o evento gratuito estão abertas e podem ser feitas nesse endereço 

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Redação – Savannah Comunicação Corporativa e Assessoria de Comunicação da Embrapa

Dalmo Oliveira (0859 | MTE-PB)
Embrapa Alimentos e Territórios

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Mais informações sobre o tema
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