11/11/21 |   Agricultura de Baixo Carbono

COP26: Global Landscapes Forum apresenta cases de sucesso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Captura de tela

Captura de tela -

Na sexta-feira, 05/11, Erich Schaitza, chefe-geral da Embrapa Florestas, participou como painelista do evento Global Landscapes Forum (GLF), liderado pelo CIFOR-ICRAF (Center for International Forestry Research- World Agroforestry), e realizado em Glasgow, Escócia, como parte das atividades relacionadas à COP26. O evento teve transmissão on-line.

A sessão especial do GLF trouxe casos de sucesso dos 10 anos de pesquisa do Programa multi-institucional  “Forests, Trees and Agroforestry” (FTA), do Consultative Group on International Agricultural Research (CGIAR). Segundo Schaitza, o Programa “é muito alinhado com nossa visão florestal, priorizando ações de plantios, manejo florestal e agrossilvicultura; mudanças climáticas e produtos da biodiversidade, como base de uma nova bioeconomia”.

Em sua apresentação, o chefe-geral abordou os temas de trabalho da Embrapa, extraídos do VII PDE, os potenciais de cooperação, áreas interessantes para trabalho conjunto, além de questões que permeiam os portfólios de pesquisa e que se relacionam com a  Embrapa Florestas.

Schaitza destacou como principais desafios: trabalhos que levam a uma sociedade próspera e justa, com a cadeia de valor gerando emprego e renda; trabalhos que vão além da floresta, com desenvolvimento de tecnologias maduras ao longo da cadeira de valor, envolvendo insumos, equipamentos, técnicas, engenharia e logística; energia verde; fim do desmatamento ilegal, com expansão de tecnologia para manejo florestal sustentável; plantio de 12 milhões de hectares de florestas; restauração para conservação e produção; produção florestal com espécies de rápido crescimento e alta qualidade, gerando intensificação de plantações com provisão de serviços; massificação de sistemas convergentes como agrossilvicultura e sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta.

A sessão do GLF foi organizada por Vincent Gitz, diretor regional do CIFOR-ICRAF para América Latina, que também lidera o Programa de Pesquisa FTA, e teve moderação de Peter Minang, diretor da instituição para a África.

 

Cooperação Embrapa e CIFOR-ICRAF

De acordo com  Schaitza, “a participação da Embrapa no evento pode ser vista como uma das ações para construção de cooperação entre as instituições para a segunda fase 2 do FTA, que está sendo estruturada”. A ampliação de parcerias, com inclusão de parceiros chave, como Embrapa e a Academia Chinesa de Florestas, foi um dos itens apontados por parte de financiadores internacionais durante a avaliação da primeira fase do Programa.

Por meio da Embrapa Florestas, o diálogo já foi iniciado: “Nossa sugestão ao CIFOR-ICRAF  foi a construção de um acordo de cooperação único com a Embrapa, envolvendo as Unidades com pesquisas nas temáticas agroflorestal e de recursos genéticos. Um ponto importante é a diversidade de trabalhos da Embrapa e sua capacidade de desenvolver projetos com larga base geográfica, de norte a sul do país”, analisa Schaitza.

Katia Pichelli (MTb 3.594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: 41 3675-5638

Colaboração: Paula Saiz (Conrerp 3453SP)
Embrapa Florestas

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cop26