02/12/21 |   Transferência de Tecnologia

Manejaí instala Unidade Demonstrativa de açaí em Acará (PA)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Manejaí/Embrapa

Manejaí/Embrapa - Por meio da Unidade Demonstrativa produtores terão acesso, em campo, da aplicação e resultados de boas práticas.

Por meio da Unidade Demonstrativa produtores terão acesso, em campo, da aplicação e resultados de boas práticas.

Capacitações e a instalação de uma Unidade Demonstrativa de boas práticas de cultivo de açaí em terra firme integraram a agenda de trabalho da equipe de técnicos da Embrapa Amazônia Oriental, que fazem parte do Manejaí, no período de 22 de novembro a 2 de dezembro. O projeto visa a socialização de tecnologias para o fortalecimento de cadeias produtivas baseadas na biodiversidade e atua nos municípios de Belém, Abaetetuba, Acará, Portel, Melgaço e Breves.

Lideranças, extrativistas e produtores rurais da comunidade de Laranjal, no município de Cametá, participaram de uma capacitação que ocorreu de 22 a 26 de novembro, sobre o manejo de mínimo impacto de açaizais nativos. O líder do Manejaí, Augusto César Andrade, explicou que o treinamento tem por objetivo o aumento da produtividade com a conservação da biodiversidade. “O manejo dos açaizais proporciona maior produtividade, renda, mas também aspectos importantes para a qualidade de vida, pois propicia maior segurança e um menor esforço do produtor na condução de sua área produtiva”, afirma Andrade.

O Manejaí também atuou no treinamento de lideranças e técnicos que residem na comunidade. Uma das linhas do projeto é formar pessoas da comunidade para atuarem como facilitadores na socialização das tecnologias sustentáveis, fazendo com que os conhecimentos possam chegar aos vizinhos e comunidades do entorno. Os novos facilitadores receberam um kit chamado de mochila do facilitador, que é composto por publicações e ferramentas para a condução da prática de manejo.

 

Unidade Demonstrativa é instalada em Acará

A comunidade Centro Alegre, no município de Acará, no nordeste paraense, região de forte produção de açaí, ganhou uma Unidade Demonstrativa (UD) de boas práticas de cultivo em terra firme. Uma área de cerca de 625 m² foi delimitada dentro no cultivo do produtor Ismael Brito Trindade, contendo correção, adubação de solo e irrigação.

A partir da UD será possível avaliar junto ao produtor as melhorias na produção do fruto. “A unidade será acompanhada com a participação do produtor, com cálculos dos custos e da produção, bem como a produtividade, rebatendo em uma análise do custo/benefício. Este espaço funcionará também para socialização das práticas à produtores visitantes”, informou o líder do Manejaí, Augusto César.

Foi pensando nessa melhoria e poder levar conhecimentos à comunidade que o produtor Ismael Trindade abriu sua propriedade para a Embrapa. O produtor disse que iniciou o plantio do açaí há alguns anos, mas sem a devida orientação e agora espera poder comparar a produção da UD com as demais áreas da propriedade e colher resultados. “Quero aumentar minha produção e ser exemplo na comunidade”, comenta Ismael.

Marajó - Instalada a UD, a equipe de técnicos do projeto seguiu para o município Curralinho, no arquipélago do Marajó para mais uma rodada de capacitações em manejo de mínimo impacto de açaizais nativos

Agenda – Nesta sexta-feira, o projeto Manejaí será tema de palestra durante plenária da Rota do Açaí, em Belém. A reunião ocorre das 9h às 12h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). A plenária “Polo nordeste organizando a cadeia produtiva do açaí” vai reunir membro titulares, produtores rurais, gestores, universidades e instituições da sociedade civil organizada.

Sobre o projeto: O Manejaí: socialização de tecnologias para o fortalecimento de cadeias produtivas baseadas na biodiversidade”. Atua com capacitações de agentes multiplicadores em tecnologias para produção de açaí, como o manejo de mínimo impacto de açaizais nativos, o cultivo do açaí BRS Pai d’Égua, meliponicultura, fossa séptica biodigestora e clorador Embrapa. Conta com apoio financeiro proveniente de emenda parlamentar do senador Zequinha Marinho.

 

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 99144-0125

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens