26/01/22 |   Melhoramento genético  Produção vegetal

Embrapa testa cultivo de trigo nos cerrados de Roraima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Daniel Schurt

Daniel Schurt - Experimento de trigo na Embrapa Roraima

Experimento de trigo na Embrapa Roraima

A Embrapa Roraima instalou, no início de dezembro de 2021, na sua Vitrine Tecnológica, em Boa Vista, uma unidade de observação, em campo, do comportamento da cultura do trigo nas condições locais de cerrado. Nela, as cultivares BRS 264, BRS 394 e BRS 404, previamente desenvolvidas pela Embrapa Cerrados para as condições de cerrado da região Centro-Oeste e selecionadas para teste em Roraima, estão sendo avaliadas.

Atualmente, as plantas da Vitrine Tecnológica em Boa Vista estão com cerca de 45 dias após a germinação, encontram-se na fase de enchimento dos grãos e apresentam um bom potencial produtivo, superando as expectativas dos pesquisadores quanto a precocidade e sanidade do material em campo.

Ainda em janeiro de 2022, foram iniciados os testes de plantio em escala com essas cultivares, em área maior no Campo Experimental Água Boa (CEAB), em que serão avaliadas sua adaptabilidade às condições edafoclimáticas dos cerrados de Roraima, bem como a qualidade dos grãos produzidos, seu desempenho na entressafra da soja/milho com uso de irrigação, e sua produtividade.

Os pesquisadores vão também definir a densidade de semeadura e os níveis de adubação mais adequados, realizar estudos de sanidade e avaliar a qualidade da farinha produzida, podendo ser uma alternativa para os produtores de grãos nos cerrados de Roraima. A expectativa é que, num prazo de dois anos, a Embrapa Roraima possa recomendar pelo menos uma cultivar de trigo adaptada às condições do Estado.

Segundo Edvan Chagas, chefe-geral da Embrapa Roraima, paralelamente uma rede de pesquisas está sendo estruturada em parceria com a Embrapa Cerrados e Embrapa Trigo, visando estudar todos os aspectos tecnológicos da cultura no estado.

O pesquisador Vicente Gianluppi, coordenador da pesquisa, ressalta que essa parceria poderá gerar resultados ainda mais positivos, vez que as cultivares mais adaptadas à região têm chances de ser cultivadas nos cerrados da Venezuela e Guiana, propiciando novos negócios para os agricultores brasileiros.

O esforço de introdução do trigo em Roraima está sendo viabilizado por recursos de emenda parlamentar proposta pelo senador Chico Rodrigues (DEM/RR) para pesquisas com trigo a serem realizadas em conjunto pela Embrapa Roraima e Embrapa Cerrados. O senador, que é engenheiro agrônomo e entusiasta da cultura do trigo, vem acompanhando as pesquisas para expansão do trigo no Cerrado de Brasília e negociou com Sebastião Pedro da Silva Neto, chefe-geral da Embrapa Cerrados, a ampliação das pesquisas para os cerrados de Roraima.

A equipe que vai conduzir o projeto na Unidade é formada pelos pesquisadores Vicente Gianluppi, Daniel Schurt, Edmilson Evangelista, Oscar Smiderle, Daniel Gianluppi e pelo analista José Mattioni, de Transferência e Tecnologia, e o técnico agrícola Neivan Carvalho.

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4001-7161

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

roraimacerradotrigo