04/02/22 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa promove lançamento de tecnologias no dia 8 no Show Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: André Prando

André Prando -

A Embrapa promove solenidade de lançamento de cinco tecnologias no dia 08 de fevereiro, às 14h30, na Vitrine da Embrapa no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). Serão lançadas duas cultivares de soja, duas cultivares de feijão e o EAD sobre produção de materiais de plantio de mandioca. Confira mais informações sobre os lançamentos.

Soja BRS 546 - é uma soja convencional altamente produtiva e que permite a semeadura antecipada, viabilizando sua inserção no sistema de sucessão e/ou rotação com outras culturas. Apresenta resistência às principais doenças da soja e destaca-se pela resistência aos nematoides de galhas, que trazem prejuízos econômicos nas áreas atingidas pelo problema. A cultivar foi desenvolvida mediante parceria com a Fundação Meridional.

Soja BRS 559RR - pode ser usada como refúgio em áreas de soja Intacta. Apresenta excelente potencial produtivo e estabilidade de produção no Paraná (RECs 102, 103, 201). Por ser precoce e poder ser semeada antecipadamente possibilita a sua inserção no sistema de rotação e/ou sucessão com outras culturas. Também possui ampla janela de semeadura, trazendo maior flexibilidade ao planejamento dos produtores. A cultivar também foi desenvolvida mediante parceria com a Fundação Meridional.

Feijão BRS FC310 - cultivar de feijão comum, com grãos do tipo carioca, ciclo semiprecoce (75-84 dias), excelente arquitetura e resistência moderada às bacterioses importantes para cultura do feijoeiro. Apresenta um potencial de produtividade de 3500 kg/ha. Suas características tornam essa cultivar uma opção para o cultivo na safra e safrinha da Região Centro-sul do Brasil. É recomendada para cultivo em 19 estados brasileiros.

Feijão BRS FS311 - cultivar de feijoeiro-comum, do grupo rajado, com alto potencial produtivo e grãos graúdos. Apresenta ainda ciclo semiprecoce, moderada resistência à antracnose e ao fusarium oxysporum e arquitetura ereta, que confere possibilidade de colheita mecânica direta. Apresenta potencial de produtividade de 3493 kg/ha. Com base no seu desempenho, a cultivar BRS FS311 é indicada para semeadura em 11 estados.

EAD sobre produção de materiais de plantio de mandioca - o EAD "Introdução às estratégias de produção de materiais de plantio de mandioca" será disponibilizado na plataforma de cursos à distância da Embrapa (e-Campo). O curso trata dos temas: produção de materiais de plantio de mandioca; alternativas técnicas de multiplicação de material de plantio; sanidade e manejo agronômico na cultura; e estruturação e registros da Rede Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária).

A Embrapa estará representada no Show Rural, por de 11 de seus centros de pesquisa. Os lançamentos e outras tecnologias serão demonstrados em quatro espaços distintos: na Casa da Embrapa, na Vitrine de Tecnologias, na Vitrine Tecnológica de Agroecologia "Vilson Nilson Redel" e em área específica destinada ao Sistema Antecipe, um método de cultivo intercalar que possibilita a redução dos riscos causados pelas incertezas do clima durante a segunda safra.

As soluções tecnológicas a serem demonstradas trazem incrementos para diferentes segmentos, como: produção animal, genética, sistemas de produção sustentáveis de grãos, entre outros. Além desses espaços, a Embrapa também estará presente no Show Rural Digital e contará com uma programação de palestras.

lebna Landgraf (MTb 2903/PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: 43- 3371- 6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

showrural2022

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar transgênica ou editada
Produto: Cultivar convencional