07/02/22 |

Embrapa e Meridional lançam duas cultivares de soja no Show Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lebna Landgraf

Lebna Landgraf -

A Embrapa Soja, em parceria com a Fundação Meridional, lança amanhã, dia 08 de fevereiro, às 14h30, na Vitrine da Embrapa no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), duas novas cultivares de soja, sendo uma cultivar convencional (BRS 546) e uma cultivar transgênica RR (BRS 559RR). Além dos lançamentos, a Embrapa Soja estará demonstrando 13 cultivares do seu portifólio para atender os diferentes sistemas produtivos, com destaque para cultivares com resistência a nematoides, aos percevejos (tecnologia Block) e à ferrugem da soja (Shield).  Estarão sendo demonstradas na Vitrine de Tecnologias da Embrapa no Show Rural as seguintes cultivares: BRS 511, BRS 523, BRS 539, BRS 5601RR, BRS 5804RR, BRS 388RR, BRS 543RR, BRS 544RR, BRS 399RR e BRS 1054IPRO, BRS 1061 IPRO, BRS 1003IPRO e BRS 1057IPRO.

Lançamento BRS 546 - A BRS 546 é uma soja convencional altamente produtiva e que permite a semeadura antecipada, viabilizando sua inserção no sistema de sucessão e/ou rotação com outras culturas. Por ser convencional, há interesse interno e internacional, inclusive com pagamento de bônus aos produtores. “Seu outro diferencial é a alta produtividade, confirmada ao ser comparada com as cultivares mais produtivas do mercado”, explica o pesquisador Marcos Rafael Petek, da Embrapa Soja.

 

Com relação à sanidade, esta cultivar apresenta resistência às principais doenças da soja. Destaca-se pela resistência aos nematoides de galhas (Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica), que trazem prejuízos econômicos nas áreas atingidas pelo problema. “Portanto, esta cultivar deverá ser importante aliada para produtores da região de indicação”, explica o pesquisador Marcos Rafael Petek.

A BRS 546 pertence ao grupo de maturidade 6.0 e pode ser semeada em Goiás (RECs 301, 303, 401), Mato Grosso do Sul (RECs 204 e 301), Minas Gerais (RECs 301 e 303), Paraná (RECs 102,103, 201, 202, 204), Rio Grande do Sul (RECs 102) e Santa Catarina (RECs 102, 103).
 

Lançamento BRS 559RR - A BRS 559RR é uma soja transgênica RR, com tolerância ao glifosato, portanto, pode ser usada como refúgio em áreas de soja Intacta. Associado a essa característica, apresenta excelente potencial produtivo e estabilidade de produção no Paraná (RECs 102, 103, 201). “Por ser precoce, do grupo de maturidade relativa 5.9, e poder ser semeada antecipadamente, possibilita a sua inserção no sistema de rotação e/ou sucessão com outras culturas”, diz Petek.
 

De acordo com o pesquisador, a cultivar é indicada para semeadura preferencialmente entre 15 de setembro e 25 de novembro. “Esta ampla janela de semeadura traz maior flexibilidade ao planejamento dos produtores”, destaca Petek. Segundo ele, a cultivar pode ser semeada em solos de média e alta fertilidade, utilizando a população de 10 a 14 plantas estabelecidas por metro linear. “Esta densidade de plantas deve variar em função da época de semeadura, fertilidade do solo e da altitude do local”, diz o pesquisador.

Também destaca-se pela resistência às principais doenças da soja, como por exemplo, resistência à podridão radicular de phytophthora (Phytophthora sojae), doença bastante relevante no Paraná, e moderada resistência ao nematoide de galhas (Meloidogyne javanica).  “A resistência à podridão radicular de phytophthora  agrega maior estabilidade de produção de grãos no Paraná, porque essa doença solo vem causando prejuízos na região Sul do país, sendo a resistência genética o método mais eficiente para o controle dessa doença”, ressalta Petek.

Valorizando Inovação e Tecnologia - A parceria de 22 anos com Fundação Meridional já lançou mais de 70 cultivares de soja nas três principais plataformas genéticas (Convencional, RR e Intacta). Segundo o gerente executivo, Ralf Udo Dengler, a instituição conta atualmente com 35 empresas colaboradoras, que produzem as sementes e apoiam o desenvolvimento de novas variedades de soja, trigo e triticale da Embrapa. "Estes lançamentos representam uma ótima contribuição ao atual portfólio de cultivares BRS, com inovação e tecnologia para nossos agricultores. Em breve teremos muito mais novidades, com a perspectiva de grandes resultados de nossa parceria" destaca Dengler.
 

Lebna Landgraf (MTb 2903 PR-)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

showrural2022

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar transgênica ou editada
Produto: Cultivar convencional