25/02/22 |   Agroindústria

Embrapa Roraima discute parcerias com a Prefeitura Municipal de Boa Vista e iniciativa privada para alavancar a cadeia da Mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Edvan Chagas

Edvan Chagas - Reunião da Embrapa Roraima com equipe da SMAAI

Reunião da Embrapa Roraima com equipe da SMAAI

Na última sexta-feira (18 /02), a Embrapa Roraima foi convidada para participar de uma reunião na Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas de Boa Vista (SMAAI). O convite foi uma iniciativa do secretário da SMAAI, Guilherme Carneiro, com o objetivo de reunir empresários do setor de produção agrícola e agroindústria de mandioca.

O Chefe-Geral da Embrapa Roraima, Edvan Chagas, e o Analista de transferência e tecnologia, Admar Bezerra Alves, participaram da reunião que contou também com a presença de empresários do setor de produção agrícola e agroindústria de mandioca do Estado de Minas Gerais, Paraná e Roraima.

Entre as pautas, foram apresentados os aspectos climáticos, tipos de solos, produção de mandioca e suas potencialidades no estado de Roraima, como também recomendação de cultivares e disponibilidade de mudas (maniva), produtividade de raízes, incidência de pragas e rendimento industrial (fécula). Todas as informações servirão como base para um plano de desenvolvimento e implantação de uma agroindústria de produção de amido (fécula) com ênfase na mandioca, no Município de Boa Vista.

O modelo proposto, pela prefeitura Municipal de Boa vista/RR, visa uma parceria com a Embrapa Roraima, iniciativa privada e produtores da agricultura familiar (fornecedores de raízes de mandioca) em Sistema de Integração. 

Nesta primeira pauta de intenções a Embrapa e a equipe técnica da prefeitura entrariam com suporte tecnológico na recomendação de matrizes de cultivares de mandioca, para indústria de qualidade superior, e apoio no planejamento da produção de raízes de mandioca, para os produtores da agricultura familiar.

Uma nova reunião ocorreu nesta quinta-feira (24/02), na sede da Embrapa Roraima, onde foram apresentadas maiores informações técnicas para a viabilidade do empreendimento e contou com a presença do Chefe de P&D, Edmilson Evangelista, e do pesquisador, Everton Diel. Ficou acordado que será elaborado um plano de trabalho e Termo de Cooperação técnica envolvendo as instituições Embrapa e Prefeitura Municipal de Boa Vista (SMAAI) em paralelo ao plano de investimento dos empresários da agroindústria de amido e os produtores da agricultura familiar.

 

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 99905-2345

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

mandiocaemroraimaagroindustriademandioca