17/03/22 |   Produção vegetal

Soja da Embrapa na Expoagro Afubra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luiz Magnante

Luiz Magnante - Cultivar BRS 5804RR é um dos destaques na feira

Cultivar BRS 5804RR é um dos destaques na feira

A Embrapa Trigo participa da Expoagro Afubra, de 23 a 26 de março, em Rio Pardo, RS, com a apresentação de cultivares de soja transgênica que podem oferecer alto potencial produtivo e excelente sanidade às lavouras da região.

A cultivar BRS 5601RR chegou às lavouras em 2015, trazendo uma nova geração de cultivares de soja da Embrapa, que aliam alto potencial produtivo, precocidade, arquitetura compacta e sanidade. O destaque é para a resistência ao acamamento, resultado do porte baixo a médio das plantas.

A cultivar está indicada às regiões 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1, com potencial de produtividade acima de 70 sacos por hectare. Rendimentos de grãos superiores foram obtidos em semeaduras realizadas após 20 de outubro até o final da primeira quinzena de novembro, em áreas agrícolas com solos corrigidos quanto à acidez e com alta fertilidade.

A soja BRS 5804RR foi desenvolvida na Embrapa Trigo como uma alternativa para um dos principais problemas nos cultivos de soja na Região Sul: a podridão radicular de fitóftora, que implica na morte de plantas na fase inicial da lavoura. A cultivar é resistente à doença, que ocorre principalmente em solos com excesso de umidade e áreas sem rotação de culturas.

Outro diferencial da soja BRS 5804RR é a amplitude de semeadura, adaptada a plantios tanto no início quanto no final da época recomendada, quando demonstrou diferencial significativo em produtividade. O potencial de rendimento é superior a 100 sacas por hectare, com indicação de cultivo para as regiões 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1.

A cultivar BRS 6203RR é capaz de aliar produtividade com amplitude na janela de semeadura. A época recomendada inicia em outubro e se estende até 30 de novembro, permitindo tranquilidade ao produtor no ajuste das operações de semeadura em função do tempo e da otimização do maquinário.

A soja é a maior fonte direta de renda em cultivos de grãos no Sul do Brasil. Os excelentes preços recebidos pelos produtores nos últimos anos aceleraram a incorporação de inovações envolvendo cultivares cada vez mais precoces, antecipação de épocas de semeadura, arranjos de plantas mais precisos e novas estratégias de proteção de plantas. Para atender as novas exigências dessas condições de cultivo a Embrapa desenvolve diferentes programas de melhoramento genético de soja, visando atender o mercado nos diversos biomas brasileiros.

O programa de melhoramento de soja na região fria do Brasil – RS, SC e Centro-sul do PR - é conduzido pela Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), direcionado atualmente para atender a demanda dos produtores por cultivares transgênicas capazes de somar características como potencial produtivo, hábito de crescimento indeterminado e sanidade. 

Joseani Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5800

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

soja