01/04/22 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta tecnologias das culturas da banana e mandioca na Tecnoshow Comigo 2022

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - -

-

De 4 a 8 de abril, em Rio Verde (GO), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da Tecnoshow Comigo 2022, considerada o maior evento agropecuário do Centro-Oeste.

Tecnologias relacionadas à bananicultura e à mandiocultura, todas adaptadas à região, vão ser divulgadas na Casa da Embrapa e na Vitrine Tecnológica pelos engenheiros-agrônomos Augusto Moura e Herminio Rocha, analistas do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia. As tecnologias expostas são:

Banana BRS Princesa – A banana tipo Maçã tem alta suscetibilidade à murcha de Fusarium, doença causada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense, que provoca perdas de 100% da produção e ainda permanece no solo por décadas. Resistente à murcha de Fusarium, a bananeira BRS Princesa tem porte médio a alto e características de tamanho, formato e gosto muito similares aos da Maçã e ganha cada mais espaço entre produtores e consumidores.

Mandiocas de mesa BRS 396 e BRS 399 – Essas variedades apresentam elevado potencial produtivo, precocidade (colheita a partir dos sete meses após o plantio), polpa das raízes de coloração amarela, reduzido tempo para cozimento, boas qualidades culinárias, arquitetura pouco ramificada, favorável aos tratos culturais e facilidade de colheita (raízes mais horizontais, que favorecem o arranquio). A BRS 396 apresenta moderada resistência à bacteriose e resistência ao superalongamento, enquanto a BRS 399 é resistente aos dois problemas. Essas são as primeiras cultivares de mandioca recomendadas pela Embrapa para esse importante polo produtor do Brasil (Paraná e Mato Grosso do Sul). Em relação à BRS 396, obteve-se produtividade 40% superior à cultivar-padrão, bastante difundida na região, enquanto para a BRS 399, a produtividade foi, em média, 73,6% superior à cultivar-padrão. 

Produção “on farm” de Trichoderma para controle biológico de Fusarium –  A prática visa produzir e estabelecer o controle de qualidade do produto biológico à base de Trichoderma asperellum para uso na agricultura, especialmente na produção de banana. Tem como função orientar empresas e agricultores que produzem biológico à base de T. asperellum quanto à produção on farm e à realização de testes de controle de qualidade, gerando produtos seguros, eficazes e que atendam às expectativas do usuário. A tecnologia é composta por uma cepa específica de Trichoderma asperellum.

Rede Reniva – Voltada tanto para pequenos agricultores familiares quanto para os grandes agricultores das principais regiões produtoras de mandioca de todo o país, a “Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária" tem por objetivo promover efetivo ganho de qualidade e produtividade no sistema de produção de mandioca, ao proporcionar maior sustentabilidade e competitividade para essa cultura e disponibilizar manivas em quantidade suficiente e nos períodos de maiores demandas. Será apresentada publicação em formato de cartilha, que trata do sistema de produção e do manejo de campos de produção de material propagativo de mandioca, sendo documento orientador para aqueles que se propõem a atuar como "maniveiros", novos agentes que priorizam a produção desses materiais com a qualidade desejável.

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/