07/04/22 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa e entidades de Curvelo debatem desenvolvimento regional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Guilherme Viana

Guilherme Viana - Presidente da AMCZ, Gustavo Salvo, entrega convite ao chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo

Presidente da AMCZ, Gustavo Salvo, entrega convite ao chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo

Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, recebeu convite na última quarta-feira, dia 06, para ser patrono da 77ª Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo-MG, evento que acontece entre os dias nove e 15 de maio no Parque Antônio Ernesto de Salvo. O convite foi feito pelo presidente da AMCZ (Associação Mineira dos Criadores de Zebu), Gustavo Pitangui de Salvo, durante reunião que debateu também oportunidades para alavancar o desenvolvimento da região.

Curvelo, município localizado na região Central de Minas, vem se consolidando como um importante polo agropecuário. No final de 2021 foi anunciada a construção, no município, de uma moderna unidade industrial para produção de soluções nutricionais – rações e suplementos minerais para animais, da maior cooperativa captadora de leite do Brasil, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), com previsão de conclusão até 2023 e com geração de aproximadamente 1 mil empregos diretos e indiretos. Com o empreendimento, a região vem recebendo diversas oportunidades de negócios, em diversos setores.

“A Exposição Agropecuária de Curvelo é um evento de grande significado para o agronegócio e também para os diversos segmentos socioeconômicos, razão pela qual se mantém como destaque no calendário anual de Minas Gerais e do Brasil há quase oito décadas”, disse Gustavo Salvo, presidente da AMCZ.

Em relação ao convite feito à Embrapa, Salvo é enfático. “A história da Embrapa é brilhante. Hoje, somos vitrines para o mundo. Sabemos que aplicar conhecimentos desenvolvidos pela pesquisa traz ganhos exponenciais no campo. Precisamos mostrar isso, investindo cada vez mais em marketing e em comunicação”, reforçou.

O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo destacou a necessidade de desenvolvimento sustentável do setor agropecuário no denominado “Eixo Central-Noroeste” de Minas Gerais, região que agrega importantes municípios produtores. “Temos que pensar de forma estratégica, promovendo ações, tecnologias e projetos estruturantes que promovam a descarbonização da economia agropecuária, como a integração lavoura-pecuária e a integração lavoura-pecuária-floresta, o uso de fontes alternativas de fertilizantes, como o BiomaPhos, mapeamento e ajustes na recuperação e eficiência de usos de pastagens, de recursos hídricos, e em arranjos para a integração de produção de grãos e proteína animal, dentre outras tecnologias relevantes para a região”, ponderou Durães.

A solenidade de abertura da 77ª Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo-MG será no próximo dia 13 de maio, às 10 horas. Participaram também da reunião o ex-prefeito de Curvelo e ex-presidente da Emater-MG Maurílio Soares Guimarães, o presidente da Confraria Centro-Mineira Cássio Siqueira Gonçalves, o empresário e produtor rural Afrânio César Ireno, a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo Myriam Maia Nobre, o pesquisador Miguel Marques Gontijo Neto e o supervisor da área de Transferência de Tecnologia Fredson Ferreira Chaves.

Guilherme Viana (MTb 06566/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1905

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

ilpilpfdesenvolvimento-regionalbiomaphoscurvelo-mg