07/04/22 |   Transferência de Tecnologia

Encontro na Embrapa em Goiás reúne parceiros sementeiros de feijão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sebastião Araújo

Sebastião Araújo -

O evento aconteceu na sede da Embrapa Arroz e Feijão, na fazenda Capivara, em Santo Antônio de Goiás, no dia 1º de abril, com a presença de 14 representantes dos 11 sementeiros parceiros da Empresa. Eles foram recebidos por membros da Chefia da Unidade, das equipes do melhoramento de feijão e da Transferência de Tecnologia (TT) da Unidade e da Secretaria de Inovação (SIN) da Embrapa.

A abertura do encontro foi feita pelo chefe-geral, Elcio Guimarães, que deu boas vindas, e afirmou: “A Embrapa é de todos vocês, sintam-se em casa, somos parceiros e estamos à disposição”. As chefes de TT e de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Roselene Chaves e Ana Luiza Borin, também se apresentaram aos participantes e reafirmaram a disposição em fortalecer essa união em favor da cultura do feijoeiro-comum. Em seguida, falou Henrique Menarin, representando o grupo de sementeiros, que destacou a importância de se estruturar cada vez mais essa parceria público-privada que se constituiu entre eles e a Unidade.

Após as falas de aberturas, o pesquisador Leonardo Melo trouxe as linhagens que foram apresentadas no dia, mas que, segundo ele, serão entregues de fato aos sementeiros em novembro. “Nesse momento, vamos mostrar os resultados prévios obtidos e se eles oferecem para a Indústria as características ideais”, disse. Em seguida, Tamillys Cientielly Luz, analista do Grupo de Genética de Feijão da Unidade, fez apresentação do processo de Avaliação da Qualidade de Grãos, que adota análises internas, em laboratório, e externas, observando os aspectos interessantes à indústria e ao consumidor. Este processo envolveu oito empresas, entre elas, Kicaldo, Camil e Caldo Bom. Após a explanação sobre a avaliação, o pesquisador Helton Pereira falou sobre as propriedades agronômicas das linhagens que se destacaram regionalmente e que os parceiros poderão posicionar, observando as características de suas regiões, de forma a potencializar esse ganho.

Ao final, houve uma apresentação da Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso do Sul (APROSSUL), sobre o processo de certificação de algumas empresas e criação de um selo (certificação). Participaram também do encontro a pesquisadora Luiza Vasconcelos, a supervisora substituta de TT, Ariane Costa, os analistas da equipe de TT, Luciene Camarano e Pedro Sarmento, e o analista do Setor de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa, Bernardo Mendes. 

 

 

Sementeiros que participaram do encontro
– Sementes Aliança
– BJ Sementes
– Sementes Campolina
– Coprossel
– Di Solo Sementes
– Sementes JHS
– Sementes Lagoa Bonita
– Sementes Marambaia
– Sementes Menarim
– Sementes Orient
– Shancap Sementes

Henrique de Oliveira (MTb/GO 1.960)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

feijaosementeiros