11/05/22 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica  Transferência de Tecnologia

Dias de campo mobilizam cotonicultura agroecológica no RN

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria Amália da Silva Marques

Maria Amália da Silva Marques - Em São José do Seridó agricultores analisam plantas de algodão

Em São José do Seridó agricultores analisam plantas de algodão

Eventos fizeram parte da programação de comemoração do aniversário de 47 anos da Embrapa Algodão

 

Nada melhor do que comemorar mais um ano de existência junto de quem é a razão de sua existência. Foi assim que a Embrapa Algodão decidiu organizar nos dias 04 e 05, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, dois dias de campo, dentro do âmbito do Projeto Agrosertão, para algodão agroecológico em seis municípios daquela região potiguar. Os eventos ocorreram em São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó.


Segundo o pesquisador Marenilson Batista, o primeiro dia de campo aconteceu em três unidades com pesquisas participativas, numa ação que contou com participação de representações de prefeituras da região, produtores, assessorias técnicas, alunos e alunas do IFRN-Caicó e da UFRN. “Mostramos como está o andamento das culturas e seus sistemas de produção, sua condução, suas limpas, aplicação dos biofertilizantes, conservação do solo, questão de colheita e manejo de pragas”, informa Batista.

No dia 05 o evento ocorreu na comunidade Pau D`Arco, reunindo produtores vinculados à associação Entrevale, consultores, especialistas em assistência técnica rural, representantes das prefeituras dos municípios Acari, de Carnaúba dos Dantas e Cruzeta. Foram realizadas visitas em três unidades produtivas de agricultores e agricultoras, destacando dinâmicas de pesquisas participativas. 

“Nossa equipe fez orientação de práticas de colheitas, realização das aplicações de biofertilizantes, amostragem de pragas. Além dos produtores, que já fazem essas formações, tivemos a presença de profissionais de gestões municipais. Tivemos a satisfação de contar com as presenças dos prefeitos de Cruzeta, Joaquim José de Medeiros, de Acari, Fernando Antônio Bezerra e Gilson Dantas (MDB) de Carnaúbas dos Dantas”, detalha Marenilson.

Para ele, a Embrapa cumpre o seu papel de construir novos conhecimentos a partir de pesquisas e tecnologias desenvolvidas pela estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e compartilhando com os pequenos agricultores na região do Seridó. “Essa retomada tem apoio do Instituto Riachuelo e do SEBRAE-RN, que são parceiros importantes do projeto”, acrescenta o pesquisador. 

 

Marenilson escuta experiências dos agricultores do Seridó

fotos: Maria Amália da Silva Marques

Dalmo Oliveira (0859 | MTE-PB)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (083) 3218.4361 | 98207.4700

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

algodaoseridoprojeto-agrosertao