12/05/22 |   Agricultura familiar  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa promove o cultivo de tomate cereja e uso do selo “Produzido Por Mulheres Rurais”

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo - Produtora Nazilda Paz

Produtora Nazilda Paz

Os empregados da Embrapa Roraima conheceram na última semana duas cultivares de tomate BRS Zamir e BRS Iracema, tipo Grape e Cereja, que está sendo cultivado na propriedade da Dona Nazilda Paz, que é produtora da Região do Água Boa, município de Boa Vista.

A produtora conheceu os trabalhos com tomates da Embrapa por meio do pesquisador da Embrapa Roraima, Daniel Schurt, que indicou as variedades de tomate e fez o acompanhamento de sua produção. Os tomates BRS Zamir e BRS Iracema foram desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças (CNPH) e são comercializadas pela Empresa AgroCinco Ltda, parceira da Embrapa, que doou as sementes para a produtora do projeto “Produzido Por Mulheres Rurais”.

Atualmente a produtora passou a integrar o projeto e usar o selo “Produzido Por Mulheres Rurais” conduzido pela Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima e coordenado pela pesquisadora Hyanameyka Lima, chefe adjunta de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Roraima.

O projeto tem o objetivo de fortalecer a produção de hortaliças e frutas de agricultores familiares de áreas periurbana e rural do município de Boa Vista. A produtora recebe acompanhamento na produção de tomate e na utilização do selo “Produzido Por Mulheres Rurais” nos produtos que são comercializados na feira municipal ou pontos de vendas. Com o sucesso do cultivo dos tomates em Boa Vista, a Embrapa pretende promover o cultivo destas cultivares em outros municípios, bem como capacitar mais mulheres rurais para o cultivo dos mesmos.

Características dos Tomates

Tomate BRS Zamir: Tomate Integrante de uma geração de híbridos enriquecidos e faz parte do segmento “grape”, que alcança até 144 mg/g de licopeno, enquanto os teores de outros híbridos comerciais disponíveis no mercado brasileiro atingem cerca de 40 mg/g. Por apresentar altos teores de licopeno, um pigmento antioxidante eficiente no combate aos radicais livres no organismo, possui frutos alongados com sabor adocicado e teor sólido solúveis de até 11° brix.

Outra característica de destaque dessa cultivar é o gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos, aumentando o número de frutos por penca. A cultivar é indicada para todas as regiões produtoras em cultivo protegido ou em campo aberto no período seco. O tomate BRS Zamir apresenta potencial produtivo na faixa de 6 a 8 kg de frutos por planta, quando cultivado em ambiente protegido.

Tomate BRS Iracema:  nome adotado em referência ao sabor adocicado dos seus frutos, o tomate é uma cultivar híbrida, isto é, foi desenvolvida com sementes produzidas a partir da polinização cruzada de plantas e, além da doçura, apresenta boa durabilidade pós-colheita e resistência a doenças.

A BRS Iracema tem frutos arredondados, coloração vermelha intensa e brilhante, o que indica a forte presença de licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao tomate e é antioxidante, o híbrido pode ser plantado tanto em campo aberto como em cultivo protegido.

 

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

tomatebrszamirbrsiracemaseloproduzidopormulheresrurais