26/05/22 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Embrapa Mandioca e Fruticultura apresenta tecnologias da cultura da banana em Delfinópolis (MG)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre os dias 25 e 29 de maio, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da 4ª Feira da Banana de Delfinópolis (MG) com a apresentação de tecnologias e palestras.

Organizado pela Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis (Adelba), o evento reúne feira, palestras, dia de campo e atividades culturais e tem apoio da Embrapa, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

No dia 26, a partir das 9h, a equipe da Embrapa Mandioca e Fruticultura lidera duas estações no dia de campo a ser realizado no Sítio dos Ipês, localizado na BR-464 km 434,4. “Monitoramento e controle de sigatoka”, que vai ser apresentada pelo engenheiro-agrônomo Herminio Souza Rocha, e “Novos plátanos da Embrapa e BRS Terra Anã”, que vai ser apresentada pelo pesquisador Fernando Haddad. Às 14h, “Fusariose - raças 1 e 4 Tropical: Situação atual, perspectivas e produção de insumos na propriedade” é o tema da palestra ministrada por Fernando Haddad.

 

Tecnologias divulgadas no evento:

Monitoramento e controle de sigatoka-amarela – A sigatoka-amarela é uma doença que ocorre nas folhas da bananeira, conhecida também como mal-de-Sigatoka ou cercosporiose. Para o controle, recomenda-se a utilização de práticas culturais e  variedades resistentes ou controle químico, no uso de variedades suscetíveis.

Fusariose da bananeira – A murcha de Fusarium, chamada anteriormente de mal-do-Panamá, causada pelo fungo de solo Fusarium oxysporum f.sp. cubense (Foc), tem sido historicamente uma das doenças mais destrutivas da bananeira. A estratégia de pesquisa da Embrapa Mandioca e Fruticultura para gerar tecnologias para seu manejo tem focado em linhas que se baseiam fundamentalmente na obtenção de genótipos resistentes e no desenvolvimento de opções de manejo integrado da doença, como a utilização do controle biológico.

BRS Terra Anã – primeira variedade de plátano desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Banana e Plátano da Embrapa, vai ser lançada em novembro de 2022. Uma de suas grandes vantagens é o porte mais baixo, uma vez que os materiais do tipo Terra plantados no Brasil têm porte elevado, que dificulta a condução devido a problemas com quedas prematuras de plantas e à impossibilidade de plantios em áreas onde há períodos de ventos fortes. Pelo baixo porte, também não necessita escoramento, o que reduz custos com material e a mão de obra.

Produção on-farm de Trichoderma para controle biológico de Fusarium – A prática visa produzir e estabelecer o controle de qualidade do produto biológico à base de Trichoderma asperellum para uso na agricultura, especialmente na produção de banana. Tem como função orientar empresas e agricultores que produzem biológico à base de T. asperellum quanto à produção on farm e à realização de testes de controle de qualidade, gerando produtos seguros, eficazes e que atendam às expectativas do usuário. A tecnologia é composta por uma cepa específica de Trichoderma asperellum.

 

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiabananacursos-e-eventosparceriabananicultura