30/05/22 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Eventos da Embrapa Roraima abordam ações realizadas em Comunidades Indígenas de Pacaraima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo - Dia de campo Área de Convivência do Kauwe

Dia de campo Área de Convivência do Kauwe

Os eventos no formato “Dia de Campo” foram realizados pela Embrapa Roraima nas comunidades Surumu e Kawue, nos dias 18 e 19 de maio, e reuniram a equipe da empresa com agricultores para tratar das atividades realizadas nas localidades durante o ano de 2021.

O município de Pacaraima recebeu os eventos que tiveram por finalidade expor as atividades realizadas nas duas comunidades, ao longo do último ano, onde ações de Transferência de Tecnologia foram custeadas por recurso de emenda parlamentar destinada pela Deputada Federal Joenia Wapichana (REDE-RR). Na ocasião, foi exposto como se deu a aplicação dos recursos, o direcionamento dos trabalhos na implantação de lavouras e das estruturas de viveiros, micro-usina solar, composteiras, poço e tanques de Sisteminha Embrapa.

Contou também com Palestras ministradas por pesquisadores e analistas da Embrapa Roraima onde foram tratados assuntos diversos como: Compostagem, pelo analista José Alberto Mattioni; Produção de Mudas em Viveiro, pelo pesquisador Oscar Smiderle, Criação de peixes no modelo Sisteminha Embrapa, com o pesquisador Sandro Loris, Criação de Galinha, pelo Analista Carlos Mendonça e palestra sobre Manejo do bananal com a Pesquisadora Teresinha Albuquerque.

Depois das apresentações o público de produtores da agricultura familiar indígena, técnicos parceiros e estudantes observaram na prática o emprego de algumas das tecnologias sustentáveis recomendadas, dentre elas a aclimatação de alevinos em tanque de Sisteminha Embrapa, a adequação de galinheiro, a produção de composto orgânico, a composição de substrato para mudas, formação de mudas florestais e o manejo da touceira de bananeira.

As palestras foram ministradas no centro de Formação do Surumu e na área de convivência do Kawue, onde foi marcante a presença da população local e das crianças da comunidade, que participaram de dinâmica de educação ambiental com o pesquisador Oscar Smiderle. Usando linguagem educativa, Oscar tratou da importância das sementes dos vegetais, suas características morfológicas e a formação de mudas das plantas.

Para o chefe adjunto substituto de transferência e Tecnologia, Lourenço Cruz, os Dias de Campo sintetizaram o êxito nas ações realizadas nas comunidades ao longo do último ano, “como forma de prestação de contas para a sociedade, expondo o esforço realizado pela equipe da Embrapa e de agricultores na implementação do que foi planejado desde 2019”, ele ressalta ainda que as atividades transcorreram apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid 19.

Além do repasse de informações técnicas, a Embrapa Roraima entregou utensílios, ferramentas, insumos agrícolas e materiais necessários para que os representantes nas localidades possam dar continuidade as ações planejadas e implementadas nas comunidades.

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

diadecampo