03/06/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Tecnologias para olericultura serão tema de palestra da Embrapa na Semagro 2022

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rodrigo Berni

Rodrigo Berni - Casas de vegetação

Casas de vegetação

O pesquisador Rodrigo Berni apresentará na terça-feira (7/6), às 11h, a palestra “Tecnologias para a olericultura em cultivo protegido”, na XVIII Semana de Agronomia (Semagro)  e II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia, que acontece de 6 a 10 de junho, na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A programação contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.  

A palestra abordará as técnicas e tecnologias avaliadas e desenvolvidas na Embrapa Amazônia Ocidental no cultivo protegido de hortaliças. O cultivo protegido é o uso de casas de vegetação, cobertas com filme plástico como proteção das plantas a uma condição climática adversa em ambiente aberto. No Amazonas, devido às altas precipitações, o efeito desejado é a proteção contra chuvas intensas, denominado de "efeito guarda-chuva".

Rodrigo explanará sobre as estruturas de cultivo de diversos materiais utilizadas na região e apresentará a alternativa para a fixação do filme plástico com o uso de grampos de tubo de PVC, com materiais acessíveis e na linha do "Faça você mesmo" ou o mais universalmente "DIY - Do it yourself". Mostrará as alternativas de áreas de atuação do agrônomo, desde a definição, formulação, condução e monitoramento de solução nutritiva em sistemas hidropônicos de cultivo; projetos de irrigação para cultivo protegido e, irrigação sob o monitoramento  de controladores automatizados e com sensores Irrigas® - tecnologia da Embrapa para controle da irrigação.   

Segundo o pesquisador, a fixação do plástico com grampos de tubo de PVC tem custo similar ao uso do ripão de madeira, porém é um processo que pode  ser realizado por apenas duas pessoas experientes em montagem de casa de vegetação; ao contrário do uso do ripão, que requer no mínimo quatro pessoas. 

Com o uso do grampo de PVC, a cobertura plástica pode ser removida facilmente para troca ou manutenção. A retirada da cobertura plástica também permite o aproveitamento das chuvas como alternativa mais econômica para o plantio, para a adubação verde, lixiviação do excesso de nutrientes, utilização de plantas extratoras e de cobertura para plantio direto etc.

Para mais informações sobre a tecnologia acesse  o Comunicado Técnico 119 “Fixação de Filme Plástico com Tubos de PVC em Cultivo Protegido", produzido pelos pesquisadores da Embrapa, Rodrigo Fascin Berni e Francisco Célio Maia Chaves.   

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

casa-de-vegetacaosemagroufam