06/06/22 |   Pesca e aquicultura

Laboratório marinho da Embrapa concorre à emenda participativa; votação até 17/6

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Estrutura predial está quase pronta

Estrutura predial está quase pronta

O Laboratório de Pesquisa e Inovação em Maricultura (Lapimar), da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), está entre os projetos que concorrem no edital de emendas participativas do mandato do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). A votação popular foi aberta na segunda (6) e vai até a sexta (17) de forma on-line. Cada cidadã(o), de qualquer lugar do país, pode votar apenas uma vez, e precisa obrigatoriamente escolher projetos para receber recursos em duas categorias: Municipal e Estadual. O projeto da Embrapa concorre nesta última. 

Com obras iniciadas em 2020, o Lapimar é um dos maiores em execução atualmente pela Embrapa. A primeira etapa da obra já foi concluída, com a construção da estrutura predial completa, numa área de 580 metros quadrados, na sede do centro de pesquisa, em Aracaju.

Os recursos pleiteados no edital das emendas parlamentares cobrirão os custos de finalização, aquisição e instalação de equipamentos para pesquisas – bombas de circulação de água, tanques para espécies marinhas, equipamentos e mobiliário de laboratório, entre outros.

Com o início das operações, apenas em Sergipe serão beneficiadas inicialmente mais de 2800 pessoas de forma direta. “No entanto, o projeto tem potencial para impactar positivamente esse setor em todo o Nordeste”, destaca Marcus Cruz, chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, que participou da cerimônia de abertura do edital promovida pelo senador em 30 de maio.

Como votar
- Acesse: https://www.emendasparticipativas.com.br
- Clique em: Vote
- Insira: Nome completo; Cidade; Telefone; CPF; E-mail e clique em Próxima
- Escolha seu Município e clique em Próxima
- Escolha um dos concorrentes entre os diversos Projetos Municipais, desça até o fim da página e clique em Próxima
- Encontre na relação de Projetos Estaduais e selecione o projeto “IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MARICULTURA EM SERGIPE PARA O AVANÇO DA PESQUISA E INOVAÇÃO NO ESTADO”, e clique em Próxima
- Aguarde carregar a tela de encerramento com “Obrigado!” e, pronto, votação concluída


Pesquisas

A construção do Lapimar na Embrapa Tabuleiros Costeiros é uma das ações do projeto de pesquisa em rede BRS Aqua, que conta com recursos do BNDES, sob liderança da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), e envolve 22 centros de pesquisa, 50 parceiros públicos e 11 empresas. Acompanham os trabalhos, desde a fase de projeto e licitação, o engenheiro da Unidade Orlando Prado e o pesquisador Carlos Alberto da Silva – Cadal, que é ocenógrafo.

Com sistema de gestão no modelo Multiusuário (em que outras Unidades da Embrapa e instituições parceiras podem utilizar sua estrutura), o Lapimar dará suporte a todas as frentes de pesquisa em aquicultura marinha no âmbito do BRS Aqua e em outros projetos da Embrapa e parceiros.

De acordo com Carlos Cadal, a estrutura do laboratório permitirá análises de suporte às pesquisas para promover avanços tecnológicos com foco na produção sustentável de peixes, camarões e ostras. A Embrapa Tabuleiros Costeiros conta atualmente com pesquisadores especializados nas três áreas.

“As rotinas do Lapimar envolverão estudos para avanços no manejo alimentar e reprodutivo, bem como a caracterização ambiental dos locais mais adequados para implantação de sistemas de produção desses animais em ambientes costeiros. As pesquisas sobre doenças também serão beneficiadas, pois a licitação envolveu também a ampliação do laboratório de sanidade animal, já existente”, explica o pesquisador.

Carlos Alberto destaca, ainda, que os sistemas instalados no Lapimar serão pioneiros no país, pois utilizarão a modalidade RAS (Recirculation Aquaculture System), que emprega o tratamento e a recirculação da água em todo o ciclo produtivo. “A maioria dos sistemas usa a modalidade aberta, com trocas de água com o ambiente marinho. Já o RAS emprega a recirculação, diminuindo riscos ambientais e conferindo maior sustentabilidade. Com o Lapimar em pleno uso, esperamos refinar ainda mais essa tecnologia de forma adaptada às condições regionais do Brasil”, frisou o pesqusiador.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

aquiculturaostrasemendas-parlamentareslapimarmariculturapeixespescacamarao