11/11/15 |   Agricultura familiar

Foro Latinoamericano trata do desenvolvimento territorial e do fortalecimento da agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - A Embrapa estimula o produtor a reaproveitar a sua área de produção, por isso, incentiva a cultura da uva na região de Pelotas, como uma atividade complementar dentro de pequenas propriedades rurais familiares.

A Embrapa estimula o produtor a reaproveitar a sua área de produção, por isso, incentiva a cultura da uva na região de Pelotas, como uma atividade complementar dentro de pequenas propriedades rurais familiares.

 
Evento internacional é promovido pela FAO e outras instituições do Brasil com foco em orientações políticas e recomendações para melhoria dos programas nacionais e a cooperação técnica. 
 
Liderado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em conjunto com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  a Embrapa e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), acontece nesta quinta e sexta-feira,  dias 12 e 13, o Foro Regional Latinoamericano Desenvolvimento Territorial, Inovação, Diálogo de Saberes e Comunicação Rural, em Brasília,DF. As unidade de pesquisas da Embrapa terão representantes neste Foro. De Pelotas,RS a Embrapa Clima Temperado será representada pelo chefe-geral, Clenio Pillon, e dois analistas atuantes na área de Transferência de Tecnologias, Andrea Noronha e Daniel Aquini, inseridos nas sessões temáticas do evento.
 
O marco geral do Foro é a iniciativa regional sobre Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial da FAO e a contribuição do intercâmbio de experiências de instituições do Brasil e de outros países da região com políticas para fortalecer a agricultura familiar, a assistência técnica e a extensão rural, a inovação rural; o diálogo de saberes e a comunicação rural. Todo os temas são importantes para um enfoque de desenvolvimento territorial e tem sido priorizados tanto pela iniciativa como pelo grupo de trabalho de agricultura familiar da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac).
 
Durante o encontro, que vai orientar uma reflexão sobre políticas e serviços rurais para o desenvolvimento territorial e a agricultura familiar da região,  se espera orientações políticas e opções institucionais, recomendações para o fortalecimento dos programas nacionais; e um roteiro para a cooperação técnica da FAO e entre os países. 
 
O Foro vai contar com a participação de representantes da FAO, da Celac, da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), assim como, representantes do Governo do Brasil e das agências especializadas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural brasileiras (Embrapa e Anater) e de outros países da região, além da sociedade civil, através de organizações indígenas e campesinas, meios comunitários, redes de comunicação, etc.
 
Durante a programação vão ocorrer sessões que tratarão de abordagens sobre o Desenvolvimento Territorial e a Inovação Rural, Governança da Segurança Alimentar e Nutricional  e o Desenvolvimento Rural Sustentável, Transformação do Setor Rural com enfoque nos Direitos de Inclusão Social e Econômica de agricultores familiares, Comunicação Rural e Diálogo de Saberes para a Inovação e Desenvolvimento Territorial, Inovação Tecnológica e Diálogo de saberes: processos de pesquisa e ATER participativos, Comunicação e TIC para o desenvolvimento rural: tendências, experiências e lições aprendidas na América Latina e Iniciativas  e opções para serviços inclusivos de comunicação e assessoria rural.
 
A abertura oficial do evento está marcada para as 9h, na sede da Embrapa, com a presença do ministro do MDA, Patrus Ananias, da ministra do Mapa, Kátia Abreu, do presidente da Embrapa, Maurício Lopes e do representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic.
 

Cristiane Betemps (MTb 7418-RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/