01/07/22 |   Agricultura familiar  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima participa de Workshop de Inovação Social no Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Acervo Liliane Gadelha

Acervo Liliane Gadelha - Equipe de pesquisadoras e Analista que representaram Embrapa Roraima no Workshop de Inovação Social

Equipe de pesquisadoras e Analista que representaram Embrapa Roraima no Workshop de Inovação Social

A Embrapa Roraima esteve no “Workshop de Inovação Social: Contribuições dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia”, que aconteceu em Manaus-AM, promovido pela Embrapa Amazônia Ocidental, no período de 28, 29 e 30 de junho de 2022.  Participaram do evento as pesquisadoras, Dra Hyanameyka de Lima Primo, Dra. Maristela Xaud e Dra. Teresinha Albuquerque e a Analista de Transferência de Tecnologia, Liliane Barbosa, com apresentação de trabalhos e ações desenvolvidas na Unidade.

A Unidade apresentou cinco trabalhos no Workshop, relativos a ações de pesquisa e transferência de tecnologia que desenvolve em Roraima e estão alinhadas às metas de pelo menos um dos 17 ODS da Agenda 2030, agenda mundial que aborda desafios sociais, ambientais e econômicos urgentes e tem, como apelo global, ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O evento teve por objetivo apresentar iniciativas de inovações sociais disponibilizadas por instituições públicas e privadas, construídas por ações das próprias comunidades e agricultores familiares, com potencial para contribuir para o alcance dos ODS.

Participação da programação

28/06

A pesquisadora Dra. Teresinha Albuquerque, apresentou no dia (28/06), palestras com foco na agricultura sustentável “Implantação de modelo sustentável de produção agrícola: Tecnologia Safruti” com atuação por meio do projeto TECFRUT, do Projeto Integrado a Amazônia – PIAMz e Fundo Amazônia.

 

 

29/06

A pesquisadora Dra. Hyanameyka Lima Primo, apresentou duas palestras no dia (29/06), a primeira sobre os selos “Produzido por Mulheres Rurais” e “Produzidos por mulheres Indígenas” e a segunda sobre a “Adoção do Sisteminha Embrapa em comunidades Indígenas”, trabalhos que ressaltam a valorização feminina na agricultura familiar e atendimento às comunidades indígenas no Estado.

Dra. Maristela Ramalho Xaud, pesquisadora da Embrapa Roraima, apresentou palestra com foco em redução do problema do fogo na Amazônia com tema “Monitoramento e avaliação da degradação florestal por incêndios e sistema de alerta participativo em nível local” e compartilhou as experiências do trabalho realizado no município do Caroebe-RR por meio de monitoramento e alertas, incluindo ações conjuntas com apoio do Fundo Casa na Associação APRUBERS - e Projeto TERRAMZ (EMBRAPA / BNDES / FUNDO AMAZÔNIA).

A analista TT Liliane Gadelha, fez sua apresentação na mesa redonda “Inovação Social e comunidade Indígenas e Tradicionais” com a palestra sobre “Fossa Séptica Biodigestora”, apresentando a experiência vivenciada com a instalação de fossas sépticas biodigestoras no Estado, tecnologia desenvolvida pela Embrapa na área de saneamento rural, por meio de projetos de transferência de tecnologia da Unidade.

 

Assessoria de Comunicação-NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens