11/08/22 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Expedição Científica lança segundo livro sobre o Baixo São Francisco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reprodução

Reprodução - Lançamento ocorre no auditório da Reitoria

Lançamento ocorre no auditório da Reitoria

Em parceria com a Editora da Ufal, os resultados das pesquisas mais atuais sobre a região do Baixo São Francisco estarão à disposição da sociedade, em formato impresso e virtual, neste mês de agosto. O lançamento do segundo volume do livro "O Baixo São Francisco: características ambientais e sociais" será realizado na terça, 16 de agosto, a partir das 10h, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões.

Ao longo de 23 capítulos, o leitor terá acesso a dados científicos e análises que mostram como está a região do Baixo São Francisco, situado entre os Estados de Alagoas e Sergipe, em relação à qualidade da água, contaminantes, peixes, geoprocessamento, mata ciliar, assoreamento, solo, pesca, genotoxicidade, histopatologia, saúde pública e bucal da população ribeirinha, arqueologia subaquática, manguezal etc.

"A região do Baixo, apesar de representar apenas 6% da bacia do São Francisco, é muito importante em relação à diversidade de ecossistemas, pois temos água doce e estuário, em meio à caatinga e mata atlântica. Mas também é uma das mais fragilizadas pelas ações do homem", explica Emerson Soares, coordenador-geral das Expedições e um dos organizadores do livro, citando como exemplo a intensa variação de vazões no rio, "que está alterando significativamente o seu curso, com alterações de grandes proporções, causando a formação de novas ilhas e soterrando os sítios arqueológicos catalogados pela expedição, com perdas sobre a história da região".

Além disso, os pesquisadores identificaram 14 tipos de agrotóxicos nas águas do Velho Chico que, aliados aos efluentes lançados no rio, contaminam os peixes, causando-lhes deformidades em nível celular.

Mais uma vez, a publicação conta com a contribuição de pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE). Marcus Cruz, especialista em recursos hídricos e chefe-geral da Unidade, integrou três das quatro edições da expedição. Completaram a equipe da Embrapa na edição mais recente, em novembro de 2021, Carlos Alberto da Silva, oceanógrafo especializado em impactos em ambientes aquáticos, e Ubiratan Piovezan, zootecnista especializado em conservação animal. Eles ministraram palestras e integraram as equipes de pesquisas e análises de dados.

 

Sobre a 5ª Expedição
Para dar continuidade e ampliar os resultados e alcance das edições anteriores, a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco será realizada de 3 a 12 de novembro de 2022, com abertura na cidade de Piranhas-AL e encerramento em Penedo. Para saber mais e ter acesso às publicações já realizadas, acesse ufal.br/expedicao-sao-francisco.

 

*Texto original publicado pela Ascom/UFAL – Jornalista Rose Ferreira

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeirosrapa

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

meio-ambienterio-sao-franciscorecursos-hidricosbaixo-sao-francisco